Resumo da 1ª Sessão Ordinária de Novembro de 2017

sessao 06.11.2017A Câmara Municipal de Tijucas realizou sua primeira sessão ordinária de novembro no último dia 6, segunda-feira. Com a presença de todos os vereadores em plenário, foram aprovadas nove indicações e rejeitados dois requerimentos - ambos de autoria da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMBD). Nenhum projeto de lei foi colocado em votação.

Após o início da reunião e aprovação da ata, a Mesa Diretora concedeu espaço de 20 minutos para que o Sr. Vandeir Fugazza (Taekwondo) e o Sr. Antonio Miranda (Hapkidô) falassem sobre os projetos sociais que vêm desenvolvento no Município. Os dois professores apresentaram aos parlamentares os bons resultados dos projetos, demonstrando que os alunos conseguiram medalhas e troféus nos campeonatos em que participaram recentemente.

taekwondo hapkido

taekwondo hapkido 2

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta.

2. ‎INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
2.1. Câmara cobra manutenção do Posto de Saúde José Manoel Reis, em Areias

Os vereadores da Câmara de Tijucas enviaram um pedido ao Prefeito para que seja realizada a limpeza, manutenção da unidade e inserção das letras faltantes na placa que identifica o estabelecimento. A sugestão partiu da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB), que teve a Indicação n° 124/2017 aprovada por unanimidade.

2.2. Parlamentares pedem manutenção de ruas do Centro de Tijucas

A Câmara de Vereadores aprovou três indicações que sugerem ao Prefeito a realização de manutenção da Avenida Coleira, da Rua João de Barro e Rua Raul Bayer Laus, no Centro de Tijucas. Para o vereador Odirlei Resini (PMDB), as medidas são necessárias para melhorar o tráfego de pedestres e veículos.

Segundo proponente, o vereador Esaú Bayer afirmou que há poucos meses a Secretaria de Obras começou a consertar os buracos da Rua Raul Bayer Laus, mas que o serviço foi feito até a metade. "Eles não voltaram mais para terminar a restauração a data de hoje", disse.

Ainda em relação à Rua Raul Bayer Laus, a vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB) solicitou a limpeza dos bueiros da via. Segundo ela, os problemas com o escoamento da água têm gerado alagamentos na rua, prejudicando os moradores.

Indicação n°076/2017, n°544/2017, n°545/2017, n° 546/2017

2.3. Pavimentação do bairro Oliveira é pedida novamente pela Câmara

Entra ano, sai ano, o pedido de pavimentação asfáltica do bairro Oliveira - e outros bairros do interior de Tijucas - permanece atual. Na última sessão da Câmara de Vereadores, realizada no dia 6 de novembro, o pedido reapareceu novamente, desta vez, sob a Indicação n° 090/2017, de autoria da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB).

Em seu pedido, a parlamentar explica que o trecho possui 18 km de extensão, abrangendo o bairro Oliveira até a perimetral. Conforme argumentou, os moradores do bairro vêm sofrendo com o acúmulo de água nas vias, dificultando sua locomoção, danificando os veículos que trafegam por ali diariamente.

2.4. Vereadores sugerem melhoria na iluminação da Rua Lauro Müller

Por meio da Indicação nº 540/2017, o vereador Esaú Bayer (PMDB) solicitou ao Prefeito Municipal a melhoria da rede de iluminação pública da Rua Lauro Müller, mais precisamente na "reta da Santa Luzia". De acordo com o parlamentar,são mais de 12 postes sem luz: desde o parque de eventos Pirão com Linguiça até a curva.

"Devido ao movimento noturno, de pessoas e automóveis de origem duvidosa, os moradores reivindicam mais iluminação para garantir a segurança deles e de quem utiliza a via para ir a outros bairros", explicou o vereadore Esaú.

2.5. Vereadores pedem ponto de ônibus na Rua 13 de Junho

Depois de ter sido depredado, o ponto de ônibus que ficava na Rua 13 de Junho, nas proximidades do Cemitério Municipal, no bairro Praça, ainda não foi refeito. O fato foi suficiente para que o vereador Esaú Bayer (PMDB) solicitasse à Prefeitura a reconstrução do local.

O pedido foi encaminhado ao Prefeito por meio da Indicação nº 541/2017, com a aprovação de todos os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas.

2.6. Proprietário de casa na Rua Independência pode ser notificado por falta de limpeza do terreno

O vereador Esaú Bayer (PMDB) solicitou à Prefeitura que o proprietário de uma residência de esquina na Rua Independência (próximo ao Status Bar) seja notificado por não fazer a limpeza do terreno. De acordo com o vereador, esse é um pedido da comunidade, tendo em vista que o imóvel está abandonado,sendo utilizado por andarilhos, como ponto de venda de drogas e causando a proliferação de animais que prejudicam a vizinhança.

2.6. Requerimentos rejeitados

Requerimento nº 220/2017 e Requerimento nº 221/2017.

3. FALA DOS VEREADORES

3.1. Elizabete Mianes da Silva (PSD)
3.2. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
3.3. Vilson Natálio Silvino (PP)
3.4. Rudnei de Amorim (DEM)
3.5. Fernando Fagundes (PMDB)
3.6. Fernanda Melo Bayer (PMDB)
3.7. Elói Pedro Geraldo (PMDB)
3.8. Cláudio Tiago Izidoro (PMDB).