Resumo da terceira sessão ordinária de 2017

sessao ordinaria 13.11.2017A Câmara Municipal de Tijucas realizou no última dia 13, segunda-feira, sua terceira sessão ordinária do mês de novembro. Onze vereadores estiveram presentes, contabilizadas as ausências dos vereadores Elizabete Mianes da Silva (PSD) e Cláudio Tiago Izidoro (PMDB).

Nesta reunião, alguns moradores compareceram ao plenário para reivindicar emendas no Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2018 (PLOA 2018), que tramita no Poder Legislativa. O grupo pediu que sejam reajustados os valores do PLOA 2018, direcionando parte da verba orçamentária da Educação para a àrea da Saúde.

1.Projetos de lei
Sem projetos de lei na pauta.

2.Indicações
2.1.Vereadora pede manutenção de praças
Por meio de duas indicações – Indicação nº 085/2017 e Indicação nº 125/2017 -, a vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB) solicitou ao Prefeito Municipal que analisa a possibilidade de realizar a manutenção da praça Pedro Capitolino de Souza, no bairro Universitário, e da praça João Adolfo Chaves.

Segundo a parlamentar, a praça Pedro Capitolino de Souza precisa de imediata limpeza, arborização e cobertura de locais específicos para abrigar os visitantes. Já o outro espaço precisa de reforma nos bancos, instalação de um ponto de ônibus e retirada das placas de obras já concluídas.

Ao destacar a importância da proposta, Fernanda lembrou que “as praças são elementos de socialização do bairro e permitem a convivência e recreação da comunidade”.

2.2. Câmara quer levar pavimentação asfáltica até entrada de Terra Nova
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram na noite de segunda-feira (13) a indicação nº 091/2017, de autoria da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB), que solicita ao Prefeito a continuação da pavimentação asfáltica da Avenida Emília Ramos até a entrada do bairro Terra Nova.

De acordo com a justificativa apresentada pela autora da proposta, a execução da obra é de sua importância para os moradores, compreendendo um trecho de dois quilômetros entre a Avenida Emília Ramos e a Rua Nova Trento.

2.3. Esaú pede manutenção da Rua do Governo e instalação de lombadas na Rua Araçá

O vereador Esaú Bayer (PMDB) solicitou ao Prefeito de Tijucas que realize a manutenção da pavimentação e o melhoramento urgente da Rua do Governo, no Centro da cidade (Indicação nº 550/2017). O parlamentar ainda pediu que sejam construídas lombadas no início, meio e fim da Rua Araçá, localizada no Loteamento Mata Atlântica 01, no bairro Universitário.

Ao justificar a proposta, o parlamentar disse que é necessário reduzir a velocidade dos carros que trafegam pela rua e põe em risco pedestres, ciclistas e outros motoristas.

2.4. Mão dupla na Rua Atílio Campos
Em proposta apresentada na noite desta segunda-feira (13), os vereadores Esaú Bayer e Odirlei Resini, do PMDB, sugeriram ao Prefeito de Tijucas que seja adotada mão dupla na Rua Atílio Campos Filho, no Centro da cidade. De acordo com o entendimento dos parlamentares, a modificação facilitaria a movimentação dos cidadãos que precisam ir ao Fórum, INSS e CEF – instituições com grande procura popular.

3. Requerimentos
3.1. Informações sobre instituições sem fins lucrativos que recebem verbas do Município
A vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB) solicitou, por meio do Requerimento nº 222/2017, que seja despachada correspondência à Secretária Municipal de Administração a fim de solicitar informações acerca das instituições sem fins lucrativos, declaradas organizações de utilidade pública pela Câmara de Vereadores, que recebem repasse de verbas mensalmente do Município.

3.2. Informações sobre os funcionários das empresas prestadores de serviços ao Município
O vereador Esaú Bayer (PMDB) solicitou, por meio do Requerimento nº 224/2017, que seja despachada correspondência ao Prefeito solicitando as seguintes informações sobre os funcionários das empresas prestadores de serviços ao Município:
a) Relação com nome completo de cada funcionário, por empresa;
b) Locais de trabalho e respectivas funções;
c) Quem coordena os funcionários?
d) Quais funcionários municipais fiscalizam os serviços prestados pelas empresas?

3.3.Informações sobre a Rua Geraldo Rebelo
Os vereadores Fabiano Morfelle (PDT), Fernando Fagundes (PMDB), Odirlei Resini (PMDB) e Vilson Natálio Silvino encaminharam o Requerimento nº 223/2017, solicitando informações referentes à Rua Geraldo Rebelo. Pergunta-se ao Prefeito:
a) existem projetos de engenharia ou captação de recursos financeiros para revitalizar e recuperar a extensão da via?
b) existem recursos disponíveis para a recuperação?
c) quais ações a Prefeitura tem adotado para recuperar a rede de esgotamento pluvial, pavimentação e passeios?

4. Fala na tribuna
4.1. Juarez Soares (PPS)
4.2. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
4.3. Rudnei de Amorim (DEM)