Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Novembro de 2017

sessao morreteApós nove reuniões bem sucedidas nos bairros de Tijucas, a Câmara de Vereadores realizou no dia 20 de novembro, às 20h, sua última sessão itinerante do ano, desta vez, no bairro Morretes. Com a presença de 11 dos 13 vereadores, o Poder Legislativo aprovou cinco indicações e um requerimento, todos com o objetivo de responder às reivindicações dos moradores de Morretes.

Além da discussão e aprovação das matérias legislativas, o Presidente da Câmara, vereador Elói Pedro Geraldo (PMDB), concedeu cerca de 30 minutos de espaço para que os moradores do bairro manifestasse suas críticas, elogios e sugestões à administração municipal. Como representantes da comunidade, os moradores Josiane Pontes, Ivo Boes e Marcílio Dias Wollinger usaram a palavra para reivindicar melhorias nas estradas; a rebertura no Posto de Saúde local; e para criticar as mudanças efetuadas na marginal da BR-101, que impuseram mão-única no trecho.

1. Projeto de lei
Pauta para o dia 23 de novembro o Projeto de Lei nº 28/2017.

2. Indicações
2.1. Câmara pede pavimentação para estrada geral do bairro Morretes
A lama e a poeira fazem parte do cotidiano dos moradores do bairro Morretes, no interior de Tijucas, que precisam lidar diariamente com o problema devido à falta de pavimentação da estrada que corta o bairro. Em uma conversa com os moradores, é fácil perceber que a melhoria da rua é de longe a principal reivindicação da comunidade.

Visando dar solução para o caso, os vereadores Fernanda Melo Bayer, Fernando Fagundes e Elói Pedro Geraldo, do PMDB, encaminharam ao Prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha, uma série de indicações que pedem a pavimentação asfáltica de um trecho de 3,2 quilômetros. Caso isso não seja possível, os parlamentares ainda sugeriram a implementação de calçamento.

Aprovadas na noite do dia 20 de novembro, em sessão ordinária, as matérias seguem agora para o gabinete do Prefeito, que analisará as propostas caso a caso.

Indicação nº 104/2017, nº 139/2017 e nº 553/2017.

2.2. Vereadora Fernanda pede reabertura de posto de saúde no bairro Morretes
Por meio da Indicação nº 103/2017, a vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB) solicitou ao Prefeito de Tijucas que providencie a reabertura do Posto de Saúde Maria Margaria Cotta, fechado desde novembro deste ano, no bairro Morretes.

De acordo com a vereadora, o posto foi fechado no início deste mês, sem previsão de abertura para atendimento ao público. Em documento enviado à Prefeitura, a parlamentar pede a intervenção do Município, alegando que a população necessita de atendimento através da disponibilização de um médico local, material de trabalho e demais profissionais.

2.3. Aprovada proposta que solicita construção de ponto de ônibus em Morretes
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovara, por unanimidade, a Indicação nº 106/2017, que solicita a reforma ou a construção de um ponto de ônibus no bairro Morretes, em frente à Escola de Ensino Fundamental Marcílio Marcos da Silva. Autora da indicação, a vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB) explica que a ação é importante para que a população não aguarde a condução ao relento

3. Requerimentos
Requerimento nº 228/2017: Requer que seja encaminhada correspondência à ANTT solicitando providências quanto a pavimentação da marginal paralela à BR-101, no bairro Morretes, em Tijucas.

4. Discurso dos vereadores
4.1. Vilson Natálio Silvino (PP)
4.2. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
4.3. Rudnei de Amorim (DEM)