Câmara estuda ampliar Portal da Transparência

foto reuniao transparenciaNa manhã desta segunda-feira, 22, servidores da Câmara Municipal de Tijucas realizaram uma reunião com o objetivo de ampliar a transparência do Poder Legislativo. A iniciativa pretende implantar  um novo sistema de consulta online, no qual a população tenha acesso - de forma simples e fácil - aos gastos da Câmara. A ideia também prevê a instalação de um painel eletrônico em frente ao prédio do órgão, dando publicidade à receita e às despesas efetivamente realizadas.

Conferir mais transparência à Câmara é uma das metas estabelecidas pelo atual presidente do Legislativo, vereador Juarez Soares (PPS). Para o parlamentar, a reunião é um passo em direção ao aprimoramento da gestão e da transparência. “Gostaríamos de criar uma espécie de relatório que ficasse disponível em nosso site, com informações expostas de forma didática e simples, permitindo que qualquer pessoa entenda o que é feito com o dinheiro recebido”, explica.

O entendimento dos participantes é que a Câmara de Vereadores pode complementar as informações que já estão disponíveis no Portal da Transparência de Tijucas – seja melhorando a forma de navegação ou deixando os dados mais compreensíveis para o público em geral.

De acordo com a contadora da Câmara de Tijucas, Joice Peres, a ideia é desenvolver uma plataforma de prestação de contas. “Em um primeiro momento, o importante é que essas informações cheguem à população de forma clara, depois, com o tempo, vamos ganhando experiência para implementar novos dados”, declarou.

Para dar continuidade ao projeto, um novo encontro foi agendado para o dia 5 de fevereiro. Participaram da reunião o Presidente da Câmara de Tijucas, vereador Juarez Soares (PPS); o Diretor da ACIT, Hélio Cesar Gama do Nascimento; o Chefe-de-Gabinete, Diego de Faveri; a Contadora da Câmara, Joice Peres; o Técnico em Informática da Câmara, Gustavo Voltolini Pacheco e o Supervisor Técnico da empresa Betha Sistemas, Leandro Lunelli Lehr.

Por Assessoria de Imprensa da CMT
Texto e fotos: Rafael Spricigo