Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Fevereiro de 2018

sessao ordinaria 08.02.2018Os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram na noite desta quinta-feira (8), em sessão ordinária, cinco indicações de melhorias para o Município e dois requerimentos – um despachando Moção de Aplausos aos Corpos de Bombeiros, outro pedindo à CODAM/FATMA que inclua em seus relatórios a balneabilidade da praia Pontal Norte. Os parlamentares ainda aprovaram um projeto de lei que altera a Lei 2589/2017, que autoriza a contratação de transporte coletivo à título precário.

1. Projeto de lei
1.1. Projeto amplia para 60 meses tempo de contratação de transporte público
O pleno da Câmara Municipal de Tijucas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 2344/2017, que altera a Lei nº 2589/2015, permitindo a contratação de empresas para prestação de serviço de transporte coletivo, por meio de permissão, por prazo máximo de 60 meses. Antes da alteração, a lei previa prazo máximo de 24 meses.

2. Indicações
2.1. Vereador Cláudio sugere manutenção de parques e quadras de areia
Por meio da Indicação nº 14/2018, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) sugeriu ao Prefeito Municipal que faça a manutenção da iluminação do parque e da quadra de futebol de areia localizada na praça da Rua Manoel Luiz dos Santos.

Com a Indicação nº 02/2018, o parlamentar também requisitou que seja providenciada a limpeza e a manutenção da quadra de areia e do parque do bairro Joaia. “Em visita à comunidade observamos lixos espalhados no local, muito mato, falta de redes de proteção para os vizinhos e balanços quebrados”, conta Izidoro. Segundo ele, a manutenção proporcionará uma área mais adequada para as crianças se divertirem.

Durante a sessão, o vereador afirmou que a Prefeitura fez um levantamento de todas as praças e áreas verdes que precisam de manutenção, e em breve serão iniciadas as reformas dos parques, criando alternativas de lazer para os moradores.

2.2. Cidade limpa: vereador sugere instalação de lixeiras na Av. Paineiras e Jacarandá
Com o objetivo de manter as ruas mais limpas, o vereador Rudnei de Amorim (DEM) sugeriu ao Prefeito Municipal de Tijucas que instale lixeiras no decorrer da Avenida Hercílio Luz, estendendo para o loteamento Mata Atlântica I e II. A proposta foi levada à votação por meio da Indicação nº 15/2018, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores de Tijucas.

“Nos loteamentos Mata Atlântica I e II há grande circulação de pessoas, e por lá não encontramos uma lixeira para que as pessoas possam depositar seu lixo em um local adequado”, disse Rudnei. Os parlamentares também lembraram que a população precisa colaborar com a limpeza da cidade, criando consciência ambiental sobre o lixo que produzem.

2.3. Vereador Ecio pede melhorias em ruas do Município
Com duas indicações, o vereador Écio Hélio de Melo (PP) pretende melhorar o trânsito no Município de Tijucas. Por meio das Indicações nº 09/2018 e nº 08/2018, o parlamentar solicitou a pavimentação da Rua Normi Avelino Azevedo (no bairro Santa Luzia) e a construção de duas lombadas na Rua 13 de Junho (uma próxima à creche e outra próxima ao Comércio do Totonho).

Para o vereador Esaú Bayer (MDB), o Chefe do departamento de Estrada de Rodagem e Transportes, Renato Sartori, vem fazendo um excelente trabalho, mas a Rua Normi Avelino Azevedo continua sofrendo com a poeira, sendo um problema que ainda precisa ser resolvido.

Participando da discussão, o vereador Vilson Natálio Silvino (PP) afirmou que a rua do bairro Santa Luzia também passou por um procedimento de drenagem, o que deve ajudar na manutenção da via.

3. Requerimentos
Requerimento nº 04/2018: Requer que sejam despachadas Moções de Aplausos aos Corpos de Bombeiros de Tijucas; de São João Batista; de Itapema; de Porto Belo e de Balneária Camboriú pelo ato de bravura ao combater o incêndio na Madeireira Planeta Pallet, localizada no bairro Joaia, na madrugada de 30 de janeiro.

Requerimento nº 06/2018: os vereadores requerem que seja despachada correspondência ao CODAM/FATMA, solicitando a inclusão da Praia do Pontal Norte (Tijucas-SC) nos relatórios de análises de balneabilidade das praias do Estado.

Por Assessoria de Imprensa da CMT
Texto e foto: Rafael Spricigo