Resumo da 5ª sessão de fevereiro de 2018

sessao ordinaria 22.02.2018 2Durante a quinta sessão deste ano, realizada no último dia 22 de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas votaram a aprovaram 18 indicações voltadas à revitalização de praças, manutenção de ruas e melhoria do trânsito no Município. Os parlamentares ainda aprovaram um requerimento solicitando informações sobre as horas de trator prestadas aos agricultores.

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos na pauta.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereadores sugerem revitalização de praças públicas
Com quatro indicações aprovadas, a Câmara de Vereadores sugeriu à Prefeitura de Tijucas que analise a possibilidade de limpar e revitalizar as praças públicas do Município. No bairro Areias foram duas as indicadas. A praça próxima ao Supermercado Kock, no bairro Universitário, também foi lembrada.

Em pedido que será enviado ao Prefeito, os parlamentares solicitam a revitalização da Praça Alamandas, da praça localizada na Rua Treze de Maio, ambas no bairro Areias, e da praça localizada próximo ao Supermercado Kock, no Loteamento Mata Atlântica.

A pedido da comunidade, a solicitação engloba troca de rede proteção no campos e quadras de esporte; reposição de areia nas quadras e troca de toda a iluminação pública, para que os locais possam ser usados também à noite.

Uso alternativo
Recuperando uma sugestão de 2017, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) voltou a propor que seja construído um Mercado do Peixe (com quiosques) na Praça do Pescador, localizada às margens do Rio Tijucas, nas proximidades do Posto Peixoto. “Precisamos fazer essa praça valer o nome que recebeu”, disse o parlamentar durante a sessão.

Indicação nº 12/2018
Indicação nº 49/2018
Indicação nº 54/2018
Indicação nº 55/2018
Indicação nº 56/2018

2.2. Parlamentares cobram manutenção de ruas de Tijucas
Na noite da última quinta-feira (22), os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram três indicações que solicitam ao Prefeito a manutenção de ruas do Município. Entre as ruas mencionadas estão a Rua Apolônio Vargas, Rua Coronel Conceição e a Rua Valentim C. Pereira.

Para o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB), as Ruas Apolônio Vargas e Coronel Conceição estão “intransitáveis”. O parlamentar ainda disse que é preciso recuperar o sistema de iluminação da rua Valentim C. Pereira (popularmente conhecida como Rua da Cachaça) como forma de garantir a segurança e a tranquilidade da população.

O vereador Esaú Bayer (MDB) também solicitou que seja feita a manutenção, limpeza e conservação de uma vala que passa nos fundos da Ruas Pau-brasil, Jenipapo, Jatobá, Jabuticaba e Guaraparim, todas no loteamento Mata Atlântica.

Indicação nº 41/2018
Indicação nº 47/2018
Indicação nº 58/2018

2.3. Pedidos de pavimentação e ligação de ruas prometem melhorar o trânsito em Tijucas
Com o objetivo de melhorar o trânsito e a circulação de pessoas no Município, os vereadores de Tijucas aprovaram cinco matérias que serão enviadas ao Poder Executivo. A votação foi realizada no dia 22 de fevereiro, durante a quinta sessão da Câmara no ano.

Para o bairro Nova Descoberta foi solicitada a pavimentação das ruas Altino J. Gomes e Maria C.N. Pereira. A sugestão partiu do vereador Odirlei Resini (MDB), e busca atender às reivindicações daquela comunidade. Segundo o parlamentar, a pavimentação geraria qualidade de vida e oportuniza melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. “Para os moradores que precisam passar por ali, o calçamento é de suma importância”, disse Resini.

Reapresentando uma proposta de 2017, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que seja construído um ponto de ônibus nas proximidades das ruas Aldeia e São José, ambas no bairro Praça. Como forma de complementar o transporte público, o vereador Odirlei Resini (MDB) sugeriu que seja retomada a linha do bairro Nova Descoberta. Segundo o parlamentar, o itinerário existia, mas foi extinto.

Por fim, o vereador Esaú Bayer (MDB) sugeriu que seja feita a abertura ou ligação da Rua Barão do Rio Branco, aos fundos da casa do Sr. Izair Camargo (in memorian), no bairro Praça. A medida, segundo o parlamentar, traria mais acessibilidade, tendo em vista que a rua faria ligação direta entre as Avenidas Coleira e Valério Gomes.

Contudo, há problemas jurídicos que impedem a abertura. De acordo com os vereadores Ecio Hélio de Melo (PP) e Cláudio Tiago Izidoro (MDB), “há um processo na Justiça sobre o terreno, e enquanto ele não for resolvido, dificilmente será feita a ligação entre as ruas”.

Indicação nº 57/2018
Indicação nº 59/2018
Indicação nº 61/2018
Indicação nº 62/2018
Indicação nº 63/2018

2.4. Em um ano, Câmara já pediu por creche no bairro XV de Novembro por quatro vezes
Entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, vereadores já pediram por implantação de creche no bairro XV de Novembro quatro vezes. Em 2017, fizeram a sugestão os vereadores Fernando Fagundes (MDB), Odirlei Resini (MDB) e Elizabete Mianes da Silva (PSD).

Agora, em 2018, foi a vez de o vereador Fernando Fagundes (MDB) voltar a fazer o pedido. “Não é a primeira vez que a gente pede essa indicação. Sabemos que falta uma creche no bairro XV de Novembro, que é um dos maiores de Tijucas. Essa é uma das coisas que a comunidade mais reivindica”, explicou o parlamentar.

Segundo comentou o vereador Fabiano Morfelle (PDT), “os moradores do bairro XV de Novembro utilizam a creche da Joaia”.

Indicação nº 22/2018

3. REQERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 12/2018 o vereador Odirlei Resini (MDB) que seja encaminhada correspondência à Secretaria Municipal de Agricultura solicitando as horas de trator prestadas aos agricultores da cidade, de todos meses do ano 2017 até a presente data.

4. FALA DOS VEREADORES
4.1. Elói Pedro Geraldo (MDB)
4.2. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)
4.3. Esaú Bayer (MDB)