Resumo da 6ª sessão de fevereiro de 2018

sessao 26.02.2018A Câmara de Vereadores votou e aprovou oito indicações e um requerimento durante a sexta sessão ordinária do mês de fevereiro de 2018. Durante o grande expediente, usaram a palavra os vereadores Maria Edésia da Silva Vargas (PT); Vilson Natálio Silvino (PP); Rudnei de Amorim (DEM); Ecio Hélio de Melo (PP), Esaú Bayer (MDB), Odirlei Resini (MDB) e Oscar Luiz Lopes (MDB). A reunião teve duração de cerca de uma hora e dez minutos.

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereadores pedem construção de faixas elevadas para pedestres
Os vereadores Cláudio Tiago Izidoro (MDB) e Fabiano Morfelle (PDT) solicitaram ao Prefeito de Tijucas que analise a possibilidade de construir duas faixas de pedestres elevadas: uma na Av. Valério Gomes e outra na Av. Bayer Filho, em frente ao Colégio Ondina Maria Dias.

De acordo com o vereador Fabiano Morfelle (PDT), o pedido é uma reivindicação da comunidade escolar. “O diretor e os pais dos alunos gostariam que a lombada fosse transformada em faixa elavada, para facilitar a travessia dos estudantes”, explicou.

Para o vereador Cláudio Tiago Izidoro, além da faixa elevada, a DITRAN (Diretoria Municipal de Trânsito e Tranporte) também poderia auxiliar no controle do tráfego. “É um local de movimento intenso. Seria interessante que os guardas  voltassem a fazer a orientação do trânsito da via”, opinou o parlamentar.

Indicação nº 40/2018
Indicação nº 64/2018

2.2. Moradores do bairro Praça reivindicam pavimentação de ruas
Os moradores do bairro Praça reivindicaram ao vereador Ecio Helio de Melo (PP) a pavimentação de quatro ruas da comunidade. Para atender à demanda, o parlamentar encaminhou ao Prefeito três indicações, que solicitam o revestimento das Ruas Dona Nitinha; Altair J. da Silva; Pedro Mariano Rocha e Geraldino Martins Reis.

“A Rua Dona Nitinha é a rua da colônia de pesca, que fica bem no centro do bairro Praça. Lá, quando chove, cria muito transtorno para a comunidade, por isso o pedido de calçamento”, explicou o vereador Ecio sobre a indicação. Ele ainda solicitou que as ruas Mariano Rocha Filho e Dorval Reis sejam identificadas com placas, a fim de facilitar a entrega de correspondências pelos correios.

Complementando o pedido, o vereador Oscar Luiz Lopes (MDB) afirmou que outras ruas do bairro também precisam de sinalização. “Com a ação do tempo, algumas plcas foram descascando e desaparecendo, então é muito importante que sejam colocadas placas de identificação”, disse Oscar.

Indicação nº 51/2018
Indicação nº 52/2018
Indicação nº 53/2018

2.3. Bairro Santa Luzia pode receber quadra de esportes
Por meio da Indicação nº 65/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou ao Prefeito que seja analisada a possibilidade de construir uma quadra de esportes coberta no terreno da antiga Escola José Higino da Silva, no bairro Santa Luzia. Aprovada por todos os vereadores, a medida tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, promovendo a prática de esportes.

“Os moradores do bairro Santa Luzia gostam muito de praticar esportes, mas hoje não possuem um local para isso”, disse o parlamentar.

Indicação nº 65/2018

2.4. Vereador Esaú cobra conserto de telhado do ginásio de esportes no bairro Praça
“Telhas soltas, esburacadas e goteiras na quadra”, foi assim que o vereador Esaú Bayer (MDB) descreveu a atual situação do ginásio de esportes João Madalena, localizado no bairro Praça. Para dar fim ao problema, o parlamentar cobrou do Prefeito o conserto do telhado do ginásio. A medida foi aprovada em plenário e agora segue para o Poder Executivo.

Indicação nº 67/2018

2.5. Parlamentar propõe gratuidade de transporte circular para gestantes
Prefeitura deve fornecer gratuidade de passagem de ônibus circular a gestantes, essa foi proposta encaminhada pelo vereador Esaú Bayer (MDB) ao Prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha. Por meio da Indicação nº 66/2017, o parlamentar sugere que o Poder Executivo elabore um projeto de lei sobre o fornecimento de passagens a mulheres em período de gestação.

3. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 13/2018, aprovado em plenário, o vereador Fernando Fagundes (MDB) solicitou informações sobre quando a administração municipal, através da Secretaria de Educação, lançará edital para alterar a carga horária dos professores do Ensino Fundamental I e Pré-Escolar.

4. FALA DOS VEREADORES
4.1. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
4.2. Vilson Natálio Silvino (PP)
4.3. Rudnei de Amorim (DEM)