Sol predomina com temperaturas amenas nesta segunda-feira em Santa Catarina

No amanhecer foi registrado -3,6ºC em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense

Sol predomina com temperaturas amenas nesta segunda-feira em Santa Catarina Guto Kuerten/Agencia RBS
Amanhecer em Tijucas, na Grande Florianópolis Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

A segunda-feira amanheceu com temperaturas baixas em grande parte de Santa Catarina. Entre a Serra, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral foram registradas temperaturas negativas. De acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, este é o oitavo dia consecutivo de temperaturas abaixo de 0ºC na Serra.

De acordo com informações das estações meteorológicas da Ciram e Inmet, as minímas registradas nesta segunda-feira em SC foram de -3,6ºC: Bom Jardim da Serra e -3,5ºC: Urupema.

Uma massa de ar seco que atua no Estado permite a queda rápida da temperatura ao longo da noite e com a chegada do sol as temperaturas tem uma boa elevação. Este comportamento, segundo Puchalski, é chamado de amplitude térmica.

E esta condição, que fez com que Urupema registrasse -2ºC no amanhecer e e 17ºC durante a tarde do domingo, permanece no Estado.

Nesta segunda-feira, depois do frio do amanhecer, a tarde, que terá o predomínio do sol, terá máximas entre 21ºC e 23ºC em boa parte das cidades. Na Serra as máximas não passam dos 19ºC.

Temperaturas por volta das 8h desta segunda-feira*:

Florianópolis: 10,8ºC
Chapecó: 11,7°C
Blumenau: 9,6ºC
Joinville: 9,9ºC
Lages: 3,1ºC
Criciúma: 14,1ºC

(*Informações das estações meteorológicas do Grupo RBS)

Semana com dias de sol em SC

A previsão indica que o sol deve permanecer no Estado até a quinta-feira. Neste período o algumas nuvens e nevoeiros devem aparecer pela manhã.

As temperaturas seguem baixas à noite e ficam agradáveis ao longo do dia.

DIÁRIO CATARINENSE.