Avançam as negociações para SC sediar evento pré-Copa do Mundo 2014

As negociações para Florianópolis sediar o Seminário das Equipes, evento oficial da programação pré-Copa do Mundo 2014, entraram em uma nova etapa. O governador Raimundo Colombo e o prefeito Cesar Souza Júnior receberam na manhã de ontem, dia 29, o diretor-executivo do comitê organizador da Copa, Ricardo Trade; o diretor-geral da Fifa no Brasil, Ron Del Mont; e o representante do secretário-geral da Fifa no Brasil, Eric Lovey. O encontro foi realizado na Casa D´Agronômica, em Florianópolis, e contou também com a presença do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins; e de comitiva da secretaria de Turismo de Florianópolis.

ferrovia 20130717 1819980228

O Seminário das Equipes será realizado em fevereiro de 2014 e receberá as delegações dos 32 países que participam do torneio, incluindo os técnicos das Seleções, além da mídia internacional. Durante três dias, os grupos serão orientados sobre questões envolvendo áreas como logística de transporte, segurança e infraestrutura durante os jogos oficiais. O Seminário das Equipes é considerado o segundo maior evento pré-Copa do Mundo, atrás apenas do sorteio dos grupos, programado para ser realizado em dezembro, na Bahia.

“É um evento muito importante para o Estado. Junto às delegações, estarão representantes de toda a imprensa mundial e isso traz uma grande repercussão para Santa Catarina e para Florianópolis. Estamos empenhados e muito otimistas, achamos que o Estado vai ganhar a realização desse evento. Estamos prontos, Governo de Estado e prefeitura, para oferecer as condições necessárias”, afirma o governador Raimundo Colombo, destacando que o turismo catarinense tem hoje uma participação de 12% no PIB do Estado. Confirmada a realização em Santa Catarina, o Governo do Estado e a prefeitura não investiriam recursos públicos, mas ofereceriam apoio logístico e de segurança para as delegações e para a imprensa.

O governador lembra que as negociações para Santa Catarina sediar o evento começaram há dois anos. “O objetivo da Fifa é de que a Copa do Mundo não se restrinja às 12 cidades-sede dos jogos do Mundial”, acrescenta Ricardo Trade, do comitê organizador.

O prefeito Cesar Souza Júnior lembrou que Florianópolis é hoje a terceira cidade do país em promoção de turismo de eventos, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A cidade conta com 28 mil leitos de hotéis. “Temos tradição em receber grandes eventos. A cidade sabe receber e recebe muito bem os turistas”, destacou.

Paralelamente às negociações para sediar o Seminário das Equipes, Santa Catarina também está em tratativa para ser sede de treinamento de diferentes Seleções confirmadas no Mundial.

*sc.gov.br