topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Governo volta a antecipar metade do 13º de aposentados

O governo vai antecipar o pagamento de metade do INSS-BBOM13º salário aos aposentados e aos pensionistas do INSS nos benefícios referentes ao mês de agosto. Os pagamentos começam em 26 deste mês e vão até 6 de setembro. A antecipação do 13º aos beneficiários do INSS foi instituída pela primeira vez no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e tem sido realizada anualmente desde então.

O decreto estabelecendo o adiantamento neste ano foi publicado em edição extraordinária de ontem do "Diário Oficial". O texto determina que a segunda metade do benefício será paga com os benefícios do mês de novembro. A antecipação já era esperada pela Cobap (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil), que vem negociando um meio de assegurar o pagamento da primeira parcela um mês antes, em julho. Além disso, os aposentados querem tornar regra o pagamento antecipado --atualmente a liberação dos recursos depende de decreto assinado pela presidente.

Para quem já estava aposentado em janeiro, a primeira parcela chega aos segurados sem desconto do Imposto de Renda e corresponde a 50% do valor do benefício. Apenas a segunda metade, paga em novembro, terá o desconto do IR.


* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |