Município desapropria imóvel para construção do Posto da Polícia Militar

O Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, participou na noite desta segunda-feira (05) da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas para informar o Poder Legislativo sobre a desapropriação de um imóvel na localidade de Nova Descoberta.

DSC07068-001

A desapropriação foi declarada por meio de Decreto Municipal e tem por objetivo repassar a área situada às margens da Rodovia SC 410 ao Governo do Estado de Santa Catarina, a fim de possibilitar a construção de um posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Durante a sessão o Presidente do Legislativo, Luiz Rogério da Silva concedeu espaço ao Prefeito Valério Tomazi para uso da tribuna e na ocasião o Prefeito pediu aos vereadores que analisem o pedido com a máxima urgência possível a fim de agilizar a construção do novo posto.

“A vinda deste posto da Policia Militar Rodoviária Estadual para o nosso município vai trazer inúmeros benefícios à comunidade já que representa maior segurança para Tijucas e para toda a região. Por isso pedimos prioridade na análise deste pedido pois assim que tivermos o aval do Poder Legislativo para a desapropriação deste imóvel daremos andamento ao processo para que o Governo do Estado possa agilizar a construção deste posto” – disse o Prefeito.

DSC07067-001Logo em seguida o Comandante da 3ª Cia. de Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Major Mauro Palma Rezende, que veio a Tijucas especialmente para participar da sessão, também se manifestou e na ocasião agradeceu o Poder Executivo de Tijucas pela iniciativa ressaltando que a construção do posto trará maior segurança em termos gerais e não apenas para o trânsito.

“A Policia Militar Rodoviária não atua apenas na questão do trânsito até porque temos a mesma formação dos demais policiais militares e por isso, em nossa rotina de fiscalização poderemos combater inúmeros crimes na região, em especial no que se refere ao tráfico de drogas, armas e demais delitos que podem ser cometidos por criminosos que transitam pelas rodovias” – diz o Major.

Segundo ele, a criação desta unidade em Tijucas é uma antiga reivindicação da própria PMR já que atualmente o tempo de resposta às ocorrências na região não é o ideal.

“Atualmente quando somos acionados para atender uma ocorrência na SC 410 temos que nos deslocar do posto de Gaspar, que é o mais próximo da região, e com isso perdemos muito tempo no deslocamento, gerando inúmeros transtornos e riscos, principalmente quando se trata de atendimento a acidentes de trânsito” – disse o Comandante.

O Major também explicou que a Policia já tinha projeto pronto para construção deste posto no município de Canelinha mas por conta de alguns imprevistos nas tratativas para liberação do imóvel onde seria construído, a idéia teve que ser abortada.

“Depois disso tivemos a oportunidade de conversar com o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, pelo qual fomos muito bem recebidos e agora estamos na expectativa de que o projeto finalmente saia do papel”. – complementou.

Questionado pelos vereadores, o Major também informou que o posto deverá contar com no mínimo 20 policiais militares atuando em escala de revezamento. Com os policiais também virão para Tijucas novas viaturas e toda a estrutura necessária para funcionamento da nova unidade.

Ao final das explanações o Prefeito Valério Tomazi e o Major Rezende renovaram os agradecimentos ao Presidente do Poder Legislativo e aos demais vereadores e mais uma vez pediram urgência na liberação do imóvel.

Informações do site da Prefeitura Municipal de Tijucas