Estado registra expansão de 2,9%

Santa Catarina registrou a maior alta da produção industrial do ano em junho, uma expansão de 2,9% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados ontem. Dos 14 estados pesquisados, 10 tiveram crescimento.mapa-politico-santa-catarina

No acumulado deste ano, SC teve leve recuo, de -0,2% e nos últimos 12 meses registrou queda de 1,5%. Segundo o IBGE, os avanços mais elevados foram no Pará (5,9%), Rio Grande do Sul (3,9%), Bahia (3,1%), Santa Catarina (2,9%), São Paulo (2,9%) e Rio de Janeiro (2,3%). No Ceará (1,7%), Pernambuco (1,5%) e Espírito Santo (1,2%) completaram o conjunto de locais com taxas positivas, mas que foram menos intensas do que a média nacional (1,9%). Paraná, com queda de 3,0%, mostrou o recuo mais acentuado, eliminando parte da expansão de 7,4% acumulada entre os meses de março e maio.

Segundo o economista chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, a tendência é que o desempenho da indústria no segundo semestre seja “moderadamente melhor” que no primeiro semestre de 2013. A previsão da CNI é de uma expansão de 1% este ano em relação a 2012.

* Diário Catarinense