Educação reúne entidades para discutir a segurança dos estudantes

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas promoveu na última terça-feira (13) uma reunião com representantes de órgãos ligados à segurança pública, direitos da criança e do adolescente, além de profissionais da educação, cultura e ação social do município.escola

O objetivo foi discutir e refletir sobre a vulnerabilidade social a que crianças e jovens estão expostos atualmente e com isso, buscar melhorias na segurança e na formação pessoal de crianças e adolescentes que freqüentam as escolas de Tijucas.

“Além de segurança pública, nosso objetivo é garantir aos estudantes da rede municipal oportunidades de complementação educacional através de projetos realizados dentro e fora da escola, e por isso precisamos do apoio e da efetiva participação de todos vocês” – disse a Secretária de Educação Lorena de Oliveira Silva.

Segundo ela, no mesmo encontro já foi criada uma comissão que terá como meta desenvolver projetos nesta linha para atender crianças da rede municipal tendo como foco principal, neste primeiro momento, as turmas de ensino fundamental.

Ela também comentou sobre ações que já estão sendo realizadas pela Secretaria de Educação e que serão ampliadas em breve, como por exemplo, a parceria do Município com o SESC, pela qual 90 alunos da Escola João Caetano estão sendo beneficiados atualmente. De acordo com o Diretor do SESC, Joezer Goulart Maria, trata-se de um projeto denominado Habilidades de estudo, voltado para crianças de 6 a 11 anos. As atividades acontecem todos os dias, na unidade do SESC durante o período de contra turno escolar e garantem às crianças participantes monitoria de professores para realização de tarefas escolares, lanche, orientações sobre higiene corporal e bucal, além de ações pedagógicas planejadas com atividades lúdicas que complementam a prática pedagógica do ensino regular.

Segundo a Secretária de Educação, este mesmo projeto deve se estender aos alunos da Escola Santa Terezinha ainda neste ano.

“Este é um exemplo de atividade que acontece no contra turno escolar, mas também pretendemos reforçar as ações que já acontecem nas escolas e com isso fortalecer a permanência do aluno no ambiente escolar e melhorar seu desempenho de forma geral” – acrescenta a Secretária.

Participaram do encontro representante da juíza da Comarca de Tijucas, Dra. Viviana Gazaniga, o Presidente da OAB Subseção Vale do Rio Tijucas, Sávio de Assunção Milanez, a Secretária Municipal de Cultura de Tijucas, Adriana Porto Faria, além de representantes do SESC, do CRAS, CREAS, CMDCA, Diretores Escolares e profissionais da educação de Tijucas.

Uma nova reunião já ficou agendada para quarta-feira, dia 21 de agosto, às 16h na Secretaria de Educação visando à participação de todos os presentes e também dos segmentos que haviam sido convidados para este primeiro encontro e que por algum motivo não puderam comparecer. Novos convites também devem ser feitos a setores considerados capazes de colaborar com os projetos a serem desenvolvidos por esta comissão.

* Informações: Prefeitura Municipal e Tijucas