topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Estado abre edital para novos colégios

Nos próximos três anos, cerca de 28,5 mil alunos do ensino médio de SC estudarão em escolas novas. É o que prevê o governo, que anunciou ontem a licitação para a construção de 19 colégios em 15 cidades. O lançamento faz parte do plano de ampliação da rede, com investimentos do Estado e do Ministério da Educação.escolas

Além das obras, estão previstas reformas no currículo do ensino médio e mudanças em relação aos diretores dos colégios. A previsão de entrega é para 2015 e 2016. O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, explica que a seleção de cidades onde serão as novas unidades foi feita com base na análise do Ministério da Educação desde 2011. Também foram priorizadas escolas que possam oferecer ensino em período integral. Para isso, as construções terão laboratórios, refeitório e centro esportivo. O governador, Raimundo Colombo, estima que isto aumentará o aproveitamento dos estudantes.

– Estamos fazendo um melhoramento em toda a rede que vai trazer um ganho pedagógico. Quanto à manutenção das novas unidades, o secretário da Educação reforça que contará com os diretores de escolas. Por isso, está em fase de elaboração pelo governo um plano de gestão e formação, para recursos serem descentralizados e a escola ter autonomia para reparos urgentes. Deschamps garante que não é só a questão estrutural que merece medidas. O currículo do ensino médio será outro ponto a passar por revisão. – Vamos considerar a visão de professores e especialistas para revisar o currículo até 2015 – diz Deschamps.

Serão investidos R$ 147,1 milhões, dos governos estadual e federal, na construção das 19 escolas que deverão ter licitação lançada até a semana que vem. Elas fazem parte do Pacto pela Educação, que prevê a inauguração de outras 11 novas escolas – por R$ 220,7 milhões – e oito centros de educação profissional que devem estar concluídos no ano que vem. Quanto à manutenção das escolas existentes, pelo menos 600 entre os 1.118 colégios estaduais de SC deverão passar por reformas até o final de 2014. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps o cronograma prevê que 94 unidades passem por intervenções, enquanto 143 licitações devem ser lançadas até outubro.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |