PAC prevê R$ 38,5 milhões a prédios históricos de SC

Dos R$ 1,6 bilhão de investimentos anunciados no PAC Cidades Históricas, R$ 38,5 milhões serão repassados a Santa Catarina. Florianópolis receberá R$ 19,7 milhões e Laguna, R$ 18,8 milhões. O anúncio foi feito ontem pela presidente Dilma Rousseff (PT) em São João Del Rei (MG). Outras 42 cidades em 19 Estados foram contempladas.alfandega 01

A Capital irá investir o dinheiro em quatro projetos. Três deles estão no Centro Histórico: a restauração do Museu Victor Meirelles, da ala sul do Mercado Público e da Casa da Alfândega. O outro trabalho envolve a recuperação das fortalezas. Outra reforma prevista para o Centro é a da antiga Câmara e Cadeia.

Apesar de não estar contemplada no PAC, os R$ 4 milhões foram liberados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esta seria a obra mais emergencial, já que o prédio está fechado há pelo menos cinco anos. A ideia é transformar o local em um museu sobre a história de Florianópolis. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), que participou da cerimônia em Minas Gerais, disse que os trabalhos nos prédios devem iniciar entre o final deste ano e o começo de 2014. Todos os projetos executivos estão prontos e precisam ter os editais aprovados para a execução das obras. Já o setor leste do Centro Histórico, área que aguarda a revitalização, não está entre as obras anunciadas. Em relação às fortalezas, ainda não se sabe se a restauração será assumida pela prefeitura ou pelo Iphan.

Em Laguna, os recursos serão usados em nove obras. A prefeitura pretende licitar algumas até o final do ano. As primeiras devem ser as restaurações da Casa de Anita, do Arquivo Municipal (Casa Candemil), do Clube União Operária e a requalificação urbanística da Rua Raulino Horn. A via terá mudanças no passeio e na fiação elétrica e valorização dos prédios. A ideia é que a rua abrigue eventos e feiras aos fins de semana.

* Diário Catarinense