topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

SC tem a melhor proposta à Mercedes

O Estado segue na disputa pela fábrica de automóveis de luxo da montadora alemã Mercedes-Benz, que está finalizando as análises para decidir, em cerca de 60 dias, onde instalará a unidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, Santa Catarina tem a melhor proposta técnica para a companhia porque elaborou um regime automotivo para fabricantes de carros premium e empresas da fronteira do conhecimento, cujo payback (retorno do investimento do Estado) é de oito anos.1336752060087

A primeira a aderir foi a BMW, que recebeu linha especial de crédito de R$ 240 milhões do BNDES via BRDE. Bornhausen diz que não pode dar detalhes sobre a negociação porque o governo firmou um acordo de confidencialidade com a Mercedes. Nesta fase, a empresa avalia três cidades para sediar o projeto: Joinville, em Santa Catarina; e Piracicaba e Sumaré, em São Paulo.

O jornal Valor apurou com uma fonte da montadora que as opções de Minas Gerais e Rio de Janeiro não estão mais sendo consideradas e que ainda há estudos sobre a real viabilidade de produzir carros de alto padrão no Brasil. Bornhausen reconhece que São Paulo tem vantagens por sediar fábricas de caminhão e ônibus da Mercedes, mas afirma que entre os diferenciais de SC está a questão logística, com quatro portos no Norte.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |