topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Autopista entrega hoje estudo de impacto ambiental

____capa-765970449.jpg (240×261)A data é emblemática: sexta-feira, 30 de agosto – ou o fim de mais de uma década de espera. É esse o dia em que a Autopista Litoral Sul – concessionária do trecho Norte da BR-101 – enfim, vai entregar ao Ibama o Eia-Rima (estudo de impacto ambiental) completo de todo o contorno viário da Grande Florianópolis. Em outras palavras significa dizer que pela primeira vez há garantia, tanto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto da empresa, de cumprimento do prazo prometido. Se concretizar, se mantém o início das obras para janeiro do ano que vem. A divulgação oficial da entrega do estudo foi feita no mesmo dia em que Jorge Bastos, diretor geral da ANTT, descartou qualquer mudança do traçado – como pleiteado novamente pela prefeitura de Palhoça.

BR-101-Criciuma.jpg (730×502)

Mais do que isso: foi feita no dia em que o Diário Oficial da União oficializou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre ANTT e Autopista e que prevê redução do preço do pedágio para cada obra não feita no prazo. Amanhã, Bastos estará em Florianópolis para uma reunião que servirá para sanar dúvidas e acertar os detalhes do projeto.

Estarão presentes todos os prefeitos da Grande Florianópolis, governador Raimundo Colombo e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati – além do diretor superintendente da Autopista, ausente em todos os últimos encontros que trataram do tema, Paulo Pacheco. Será na Fiesc, às 16h. Audiências públicas devem ser realizadas nos três municípios atravessados pelo contorno (Biguaçu, São José e Palhoça) em outubro e novembro.

Segundo o diretor geral da ANTT, a Autopista teria garantido que já contratou a empreiteira responsável pelas obras do contorno e que o serviço poderia começar uma semana após o aval do Ibama. O contorno viário da Grande Florianópolis deveria ter sido concluído em fevereiro do ano passado.


* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |