Prefeitos pedem parceria da Udesc para implantação de polo de apoio presencial no Vale do Rio Tijucas

udescUm grupo de cinco prefeitos do Vale do Rio Tijucas pediu ao vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcos Tomasi, durante encontro na última sexta-feira, 30, na Reitoria, em Florianópolis, o estabelecimento de uma parceria com a instituição visando a implantação de um polo de apoio presencial na região voltado à criação de cursos técnicos e de licenciaturas.

Os prefeitos já pediram o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O polo, que deverá ter como sede a cidade de Canelinha, será implantado com ajuda da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os prefeitos também vão expor a ideia ao gestor de polos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da UAB, Jean Marc, durante visita a Florianópolis em 10 e 11 de setembro.

Segundo os prefeitos, a região do Vale do Rio Tijucas é carente em cursos técnicos, como de Radiologia, Turismo, Topografia e Meio Ambiente, e na formação de professores de Pedagogia. Eles argumentam que os jovens se mudam para a Florianópolis para frequentar esses cursos e depois não retornam mais às suas cidades.

Participaram do encontro com o vice-reitor da Udesc os prefeitos de Canelinha, Antonio da Silva; de Tijucas, Valério Tomazi; de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini; de Major Gercino, João David; e de São João Batista, Daniel Cândido; secretários municipais; e a coordenadora da UAB na Udesc, Carmen Cipriani Pandini.

* Assessoria da UDESC