Municípios recebem hoje verba prometida por Dilma

dinheiroAs prefeituras de Santa Catarina devem receber um alívio no caixa municipal. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), adiantou que será paga hoje a primeira parcela do auxílio prometido pela presidente Dilma Rousseff (PT) na última Marcha dos Prefeitos.

Da primeira parte, R$ 1,5 bilhão – metade do total –, os municípios catarinenses ficam com R$ 58,3 milhões. Todas as cidades vão receber uma parcela, nos mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios. – Para fazer o enfrentamento da crise e manter a competitividade, a presidente tinha a alternativa de puxar o freio ou de desonerar impostos.

Nas desonerações, se reduziu a arrecadação de todos. Como os municípios tem uma fragilidade maior, é claro que a situação fica um pouco mais delicada na ponta – disse Ideli. O dinheiro entra sem nenhuma vinculação orçamentária. O presidente da Federação Catarinense de Municípios, Celso Zuchi (PT), afirmou que, na situação complicada dos cofres das prefeituras, qualquer recurso garante um respiro.

* Diário Catarinense