topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

UFSC aumenta para 35% as vagas reservadas para cotas no Vestibular 2014

15611133A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) definiu nesta terça-feira o percentual das vagas oferecidas no Vestibular 2014 que serão destinadas para ingresso por cotas. O conselho Universitário (CUn) já vinha debatendo o assunto desde abril, e a decisão tomada esta semana foi de separar 35% das vagas – 25% para estudantes egressos de escolas da rede pública, e 10% para candidatos autodeclarados negros.

O aumento em comparação ao último vestibular foi de 5% na parcela reservada a estudantes de escolas públicas. Dos 25%, metade é focada nos alunos de famílias com renda mensal bruta menor que um salário e meio, conforme divulgado pela UFSC:

"Dos 25%, 12,5% serão para estudantes de famílias com renda mensal bruta inferior a um salário mínimo e meio, com reservas, ainda nessa porcentagem, para pretos, pardos e indígenas, na proporção da somatória desses grupos na população catarinense. (...) Igualmente, 12,5% das vagas serão destinadas a para estudantes com renda familiar mensal bruta superior a um salário mínimo e meio, sendo mantida também nesse grupo de renda a proporcionalidade de vagas para pretos, pardos e indígenas, nos termos da Lei nº 12.711/2012."

O debate é pautado pela lei federal sancionada no ano passado que determina que as instituições federais reservem, até 2016, 50% das vagas a alunos que estudaram o ensino médio em escolas públicas. Entre os 30% de vagas adotadas no último vestibular da UFSC, 10% foram destinadas para negros e 20% já seguiam as regras da nova lei.

* DIÁRIO CATARINENSE

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |