AMFRI recebe Seminário Regional de Defesa Civil

Nesta quinta-feira (19), a sede da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) recebe a décima primeira edição do “Seminário Regional de Defesa Civil – Prevenção para um Futuro Melhor”. Com a participação de representantes dos dez municípios da região da AMFRI e de quatorze cidades da região da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), o evento será marcado pela entrega dos kits do governo estadual para as defesas civis municipais.

Captura de tela inteira 19092013 150829

A existência da Defesa Civilleal em todas as esferas é de suma importância em casos de desastres, exigindo principalmente que a comunidade e o poder público municipal estejam conscientes e preparados para dar segurança à população. Assim a Defesa Civil do Estado pretende distribuir até o fim do ano os kits básicos para todas as 295 cidades catarinenses, incentivando as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil a funcionarem efetivamente de forma estruturada e preparada.

Os kits que serão entregues pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, são compostos por 18 equipamentos básicos: um computador, um estabilizador, uma impressora, um televisor, uma câmera fotográfica, um GPS, duas trenas, cinco capas de chuvas e cinco pranchetas. Estes poderão ser usados para os trabalhos de identificação e mapeamento das áreas de risco. “Será uma nova realidade da Defesa Civil. Estar presente em todos os locais trabalhando a prevenção cria toda uma sensação de autoproteção nas pessoas”, destaca Hobus.

Até agora, 214 prefeituras de dezesseis associações de municípios já participaram dos trabalhos de capacitação e estruturação das defesas civis municipais com os seminários. Entre os temas abordados, os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres. No total serão 12 seminários promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam) e as Associações de Municípios. O vereador Jean Carlos dos Santos, o Jean do Nico (PSC), e o vereador José Leal Silva Júnior, Lelzinho (DEM) participam do Seminário.

* Notíciajá