topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Meninas de 11 a 13 anos terão vacina de HPV em 2014

O Ministério da Saúde informou, ontem, que vai ampliar a faixa etária das meninas que poderão receber a vacinação contra o vírus HPV pela rede pública de saúde. A previsão inicial --dada em julho deste ano, quando a vacina foi anunciada-- era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as de 10 anos.

VACINA

O esquema vacinal seria composto por três doses, com a segunda dose sendo aplicada um mês após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira. Mas um novo esquema de imunização será usado, disse o ministério. A ideia agora é vacinar, em 2014, garotas de 11 a 13 anos; e, a partir de 2015, abarcar as meninas de 9 a 11 anos.

Assim, explica a pasta, serão vacinadas de forma regular garotas de 9 a 13 anos. O governo trabalha com a perspectiva de oferecer a vacina por meio de estratégias que envolvam as escolas e os postos de saúde --o que vai variar a depender da cidade. Para tanto, foi estabelecido um espaçamento maior entre as três doses. Agora, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira deve ser dada cinco anos depois da primeira.

De acordo com o ministério, o novo formato tem respaldo de estudos e práticas internacionais, e a aplicação da terceira dose cinco anos após a primeira pode funcionar como reforço. Segundo a Saúde, o esquema já é usado por países como Canadá, México, Chile e Suíça e segue recomendação da Opas (Organização Pan Americana de Saúde). A imunização será oferecida pela rede pública a partir de março de 2014. O debate sobre o fim do voto secreto foi retomado em agosto, após a Câmara absolver o deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO) em votação sigilosa. Ele foi condenado pelo STF e está preso em Brasília.

* Folha de SP

 

 

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |