topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Aumenta número de transplantes

transplanteO número de transplantes de órgãos sólidos realizados no primeiro semestre deste ano aumentou em relação ao mesmo período de 2012. De janeiro a julho, foram realizadas 3.842 cirurgias, 3,8% a mais do que no ano passado.

Os transplantes de medula óssea cresceram 13%. Os números foram divulgados ontem, durante o lançamento da campanha deste ano para a captação de órgãos. O presidente da Associação Brasileira de Transplante de õrgãos, José Medina Pestana, afirma que o desafio do Brasil é aprimorar a logística para captação de órgãos, corrigir a disparidades regionais, que já foram maiores, mas ainda estão presentes.

Atualmente, um brasileiro espera cerca de dois anos para fazer o transplante de coração e entre 4 e 5 para o de rim. A fila de córnea, em alguns lugares do país foi zerada: praticamente não há espera entre a indicação e a realização da cirurgia em Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Medina afirma que o feito não será alcançado para órgãos sólidos.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |