Aumenta número de transplantes

transplanteO número de transplantes de órgãos sólidos realizados no primeiro semestre deste ano aumentou em relação ao mesmo período de 2012. De janeiro a julho, foram realizadas 3.842 cirurgias, 3,8% a mais do que no ano passado.

Os transplantes de medula óssea cresceram 13%. Os números foram divulgados ontem, durante o lançamento da campanha deste ano para a captação de órgãos. O presidente da Associação Brasileira de Transplante de õrgãos, José Medina Pestana, afirma que o desafio do Brasil é aprimorar a logística para captação de órgãos, corrigir a disparidades regionais, que já foram maiores, mas ainda estão presentes.

Atualmente, um brasileiro espera cerca de dois anos para fazer o transplante de coração e entre 4 e 5 para o de rim. A fila de córnea, em alguns lugares do país foi zerada: praticamente não há espera entre a indicação e a realização da cirurgia em Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Medina afirma que o feito não será alcançado para órgãos sólidos.

* Diário Catarinense