topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Resumo da 6ª sessão ordinária do mês de setembro

 

 

Vereador José Roberto Giacomossi, Betinho (PSD)

“A gente sabe das dificuldades do Itinga e conversando com funcionários que estavam no local, soube que estão agilizando para que a balsa volte a funcionar. Sabemos que a balsa muito ajuda as pessoas que tem que vir para Tijucas para estudar e trabalhar”, disse o Vereador Betinho ao usar a tribuna.  

 

O Vereador parabenizou a equipe do União pelo 1º lugar na Copa Rádio Vale. “Foi um grande trabalho da Fundação Municipal de Esportes e Rádio Vale, parabenizo pela organização e incentivo ao esporte em nosso município. Parabéns ao União e sua torcida, também parabenizo a equipe do AV13 pelo vice-campeonato”, destacou ele.

 

Vereador Vilson Porcincula, Tem (PP)

O Vereador reforçou o convite para a audiência pública na próxima quinta-feira.“Convido toda a população para comparecer nesta Casa para a audiência pública, no dia 03 de outubro, sobre a Cosatel, sobre o desastre que está em Tijucas”, disse.

Tem ainda se manifestou sobre a falta de estímulo que os funcionários da Administração para exercer seu trabalho. “Não se forma mais uma equipe, se forma uma parte de fofoqueiros, de rádio corredor, eles escutam uma coisa e levam para conhecimento do Prefeito, como se tivessem alguma vantagem em ser leva e traz. Nenhuma lei funciona, Tijucas está virada simplesmente em um chapéu velho, sem leis e sem responsabilidade nenhuma”, afirmou o Vereador.

30.09.2

 

Vereador Paulo Sartori, Paulinho (PT)

O Vereador se manifestou sobre requerimento apresentado, “a Vereadora Bete afirmou que o Deputado Pedro Uczai não interviu no projeto de R$500 mil que foi destinado à Tijucas, mas eu afirmo que ele interviu. Estive em Brasília com o Vereador Lealzinho, visitei o gabinete do Deputado, falei das demandas e necessidades do município, ele disse que quando chegasse o projeto ele se empenharia para viabilizar e foi isso que fez assim que o projeto chegou em suas mãos”, salientou Paulinho.

Vereadora Lialda Lemos (PSDB)

Indignada com comentários feitos a respeito de projeto, a Vereadora fez o uso da palavra. “Estão agora colocando na rua que o projeto de suplementação orçamentária, que foi pedido para votar aqui na sessão passada, era para pagamento da folha de pagamento de pessoal, e quem esteve com o projeto na mão sabe que não, sabe quem não tem nada ali que diga que é para a folha de pagamento. E aí ‘colocam na rua’ que o pagamento do funcionário público municipal não saiu porque a Vereadora Lialda não assinou o projeto. Não saiu porque o Prefeito está com uma dívida e um rombo grande, porque folha de pagamento de funcionário ele tem que pagar. A suplementação não dizia respeito à folha de pagamento, se referia ao valor de R$3 milhões para a manutenção do gabinete do Prefeito, construção de posto municipal, apoio ao transporte escolar, atendimento e centros e unidades de saúde, entre outros. Então não venham dizer que o funcionário não recebeu porque foi trancado projeto nesta Casa, porque isso é inverdade, assumam a incompetência”, manifestou-se a Vereadora.

 

Vereador Eder Muraro (DEM)

O Vereador começou seu pronunciamento solicitando a mudança de nível do Professor Nacir Abdala, que é doutor e ainda não tem seu salário adequado de acordo com a formação. “Eu acho que há falta de consideração, assim como a maioria das coisas que estão acontecendo em Tijucas. Existe muita falta de respeito com os munícipes, e no final das contas o Vereador fica sem graça, pedimos, fizemos indicação e o Prefeito não leva nada em consideração”, destacou Eder.

 

Vereador Luiz Rogério da Silva, Rogerinho (PMDB)

O Presidente destacou a realização da audiência pública, convidando a população para prestigiar na próxima 5ª feira, às 20h. Rogerinho ainda se manifestou sobre o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e aproveitou para convidar todos para participar de um chá beneficente, às 15h, no próximo sábado, dia 05, no Centro Social da Igreja Matriz, promovido pela Rede Rosas do Amor.

Um pedido urgente foi ressaltado pelo Vereador. “Quero fazer uma consideração a respeito do que entendo como uma necessidade urgente na cidade, à existência de um plantão da Secretaria de Obras no final de semana. A maneira que será viabilizado é uma responsabilidade da Secretária, mas é importante que aconteça, pois nossa cidade não é mais tão pequena, tem crescido constantemente e os problemas se agravam. Há algumas situações em que a necessidade é urgente, não sendo possível aguardar mais um dia útil”, falou o Presidente ao relatar a situação de um calçamento desprendido nas proximidades da Ponte, no Centro da cidade.

 

Vereador Fernando Fagundes, Fernando do Gordo (PMDB)

 “É um momento de comemorar, agradecer e reconhecer o trabalho de todos os idosos da comunidade. Durante a semana a Secretaria de Ação Social está fazendo um grande evento para comemorar esse dia”, destacou Fernando ao referir-se sobre o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

Fernando ainda comunicou a existência de editais da Administração que estão à disposição no site, e deu como exemplo o edital da Escola Ondina Maria Dias. O Vereador informou que está de licença nos próximos 30 dias e que o suplente, Vilson  Desidério irá assumir seu lugar na Câmara de Vereadores.

 30.09.1

Vereadora Elizabete Mianes da Silva, Bete (PMDB)

A Vereadora falou sobre a programação da Semana do Idoso, destacando a Tarde Dançante no Tijucas Clube, na quinta-feira e a panfletagem em diversos pontos da cidade com distribuição de material informativo sobre o Idoso, na sexta-feira . “Temos em nossa cidade, infelizmente, alguns casos em que os idosos são abandonados, onde eles sofrem maus tratos por alguns familiares. Isso não é coisa de longe, existem casos desse tipo próximo de nós. A gente vai envelhecendo e a dignidade como ser humano deve prevalecer”, ressaltou Bete.

A Vereadora também informou a realização do 2º Seminário sobre a Mata Ciliar, no dia 02 de outubro, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, das 9h às 16h30.

 

Vereador Jean Carlos dos Santos, Jean do Nico (PSC)

O Vereador parabenizou os alunos participantes da Gincana do Saber e falou sobre iniciativas em prol da rede elétrica. “No dia 26 participei de uma reunião com os gerentes da Celesc, na ocasião preparamos a realização de uma campanha de parcelamento de energia elétrica e a regularização dos gatos, só falta definir o local. Também estamos preparando um curso de eletricista predial e teremos a reestruturação da malha elétrica de Joáia”, disse Jean.

O Vereador ainda leu algumas reivindicações feitas pela população em seu portal, o Fala Tijucas.

 

 

Indicações

 

Nº 233/2013 - Vereador Sérgio Cordeiro (PMDB)

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de determinar que seja realizada uma ampla e vigorosa campanha publicitária para divulgar os benefícios da Lei 2482/2013, aprovada por essa colenda Casa de Leis e que possibilita a Administração Municipal propor o refinanciamento de impostos atrasados, com dispensa de juros e multas incidentes sobre créditos tributários inscritos ou não em dívida ativa.

Justificativa: É pífia a campanha publicitária que a Administração Municipal vem fazendo, não atingindo de maneira vigorosa a grande maioria dos contribuintes inadimplentes que possuem uma excelente oportunidade de quitar seus débitos com o Fisco Municipal. A referida campanha deve enfatizar que a partir de 2014 não haverá mais possibilidade para pagamentos com tamanha remissão dos valores, tendo em vista que essa Casa de Leis estará criando mecanismos legais e políticos para que essa Campanha seja a última da história de Tijucas a beneficiar contribuintes acostumados a não pagar seus impostos em dia.

Nº 234/2013 - Vereador Sérgio Cordeiro (PMDB)

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de determinar que sejam contratados profissionais que integram a Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para os bairros de Porto de Itinga, Centro de Itinga e Timbé, que formam a Equipe 01, haja vista que a comunidade encontra-se sem atendimento, em completa vulnerabilidade sanitária.

Justificativa: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o principal modelo de organização da atenção primária à saúde no Brasil. Quando criada em 1994, objetivava como um programa focal de atenção básica a populações carentes do Nordeste brasileiro, sendo que em 1998 foi reformulada para que a estratégia de atenção primária à saúde abrangesse a todo o sistema público de saúde do país.

Fundamentalmente, a reformulação de modelo tecnoassistencial sugestionada pela ESF baseia-se pela mudança do olhar sobre o indivíduo e sua patologia para o cuidado integral das pessoas em seu contexto familiar e comunitário, tendo como base teórica e prática, a integralidade da atenção, a promoção da saúde e a vigilância em saúde.

A ESF é fundamental na comunidade, pois a partir dela, baseado no auxílio de uma equipe multiprofissional, poder-se-á identificar, primeiramente, as fragilidades que acometem os moradores de uma dada região.

 

 

Nº 316/2013 – Vereador Vilson José Porcincula, Tem (PP)


O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar reparos na iluminação da rua Estevão Caetano Rita,  bairro Joáia.

 

 

Nº 317/2013 – Vereador Vilson José Porcincula, Tem (PP)


O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a limpeza da rua Otávio Melin, onde um  morador realizou poda na árvore e os galhos estão criando transtornos aos moradores, bairro Joáia.

 

 

Nº 341/2013 – Vereador Eder Muraro (DEM)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de fazer bueiro em frente a residência do Sr. Zequinha Saramento na Rua Zanorio no bairro Campo Novo.

Justificativa: Em dias de chuva este trecho da rua fica alagado.

 

Nº 342/2013 – Vereador Eder Muraro (DEM)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a retirada das pedras localizadas no meio da estrada, do morro ao lado do sítio DR Lauro Vieira de Brito, bairro campo novo.


 Nº305/2013 – Edson Souza (PMDB)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de executar a pavimentação dos passeios em torno do Posto de Saúde Dona Calina, bairro Praça.

 


 Nº306/2013 – Edson Souza (PMDB)

 

 O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas,solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de executar a pavimentação da Rua Geraldino Martins Reis, no bairro da Praça.

 

 

 

Nº 350/2013 – Vereador Jean Carlos dos Santos (PSC)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita a Vossa Excelência que verifique a possibilidade de realizar uma vistoria na rede de água do Bairro da Praça, tendo em vista que os moradores relatam que em alguns dias da semana ficam sem água na rede.

Justificativa:A presente propositura visa atender as constantes reivindicações dos moradores daquela localidade.

 

 

Nº 320/2013 – Vereador José Leal Silva Júnior, Lealzinho (DEM)

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise  a possibilidade de providenciar junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, um viveiro para a produção de mudas de árvores nativas.

Justificativa: devido a necessidade do reflorestamento das nossas praças municipais e das matas ciliares dos nossos rios.

 

Nº 323/2013 – Vereador José Leal Silva Júnior, Lealzinho (DEM)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas,solicita ao Executivo Municipal que analise a possibilidade de fazer a manutenção da pavimentação e limpeza dos canteiros da Rua Bem Te Vi, no bairro centro.

 

 

Nº 278/2013 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)

 

A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de disponibilizar coveiros para o cemitério de Morretes e Porto do Itinga, mesmo que seja em regime de plantão, escalando-os uma vez por semana, a fim de que o mesmo proporcione limpeza e manutenção dos referidos cemitérios.

 

Nº 279/2013 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)

A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade decontratar e/ou criar cargos de fiscais de obra, tendo em vista que hoje o Município conta com apenas 1 (um), sendo insuficiente para cobrir a demanda existente em Tijucas.

 

 

 

Nº 330/2013 – Vereador Paulo Sartori, Paulinho (PT)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas,solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade viabilizar a limpeza da vala de drenagem localizada próximo a quadra de esportes da Rua Maria Carlota Nunes Pereira, no bairro de Nova Descoberta.

 

 

Nº 347/2013 – Vereador Paulo Sartori, Paulinho (PT)

O no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas,solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a passagem da patrola  na Via Pública, popularmente conhecida como Beco da Maria Ternes, que tem acesso pela Rua Nova Trento, bairro Joáia.

Requerimentos

 

Nº 171/2013 - Vereador Sérgio Cordeiro (PMDB)

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, e com fulcro no Art. 99, XVII, do Regimento Interno, solicita que seja encaminhada correspondência ao Relator do PLS 168/2012 na Comissão de Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Paulo Paim (PT-RS), a fim de que o mesmo estude a possibilidade de emendar o referido PLS, modificando o status de pequeno município como aqueles menores de 50 (cinqüenta) mil habitantes.

A medida é importante, haja vista estar em discussão o PLS 168/2012, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que obriga médicos recém-formados em faculdades públicas ou com financiamento público a exercerem a profissão, por dois anos, em municípios com menos de 30 (trinta) mil habitantes ou em comunidades carentes de regiões metropolitanas, no chamado “exercício social da profissão” que de acordo com o aludido PLS, deverá ser feito imediatamente após a conclusão do curso, em jornada integral e exclusiva de 40 (quarenta) horas semanais, com contrato regular de trabalho, financiado pela rede de saúde à qual o médico recém-formado estiver vinculado.



Nº 176/2013 - Vereador Sérgio Cordeiro (PMDB)

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, e com fulcro no Art. 99, XVI do Regimento Interno, solicita que seja encaminhada correspondência ao Prefeito Municipal, solicitando informação se são verídicas as informações extra-oficiais que se espalham pela cidade, que a Administração Municipal teria garantido recursos de Emenda Parlamentar e outras fontes, para as obras de rede pluvial e pavimentação do prolongamento da Rua Cel. Conceição, até seu final?

 

 


Nº 225/2013 – Edson Souza (PMDB)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas, requer que seja despachada correspondência para a Secretária Municipal de Obras, Senhora Eliane Tomaz, encaminhando cópia dos artigos nº 74, 99, 101, 102, e 103 da Lei Complementar  nº 05/2010, que dispõe sobre o plano diretor participativo do município de Tijucas. 

O vereador vem solicitar que seja tomada providências em relação a fiscalização de toda a extensão da área mencionada nos artigos  supracitados.

 

 

Nº 265/2013 – Edson Souza (PMDB)

 

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, requer que seja encaminhada correspondência ao Prefeito Municipal, questionando quando será retomada as obras do Campo de Futebol Suíço na localidade de Campo Novo, haja vista, que as obras estão paralisadas a quase um ano.

 

Nº 272/2013 – Vereador José Leal Silva Júnior, Lealzinho (DEM)

 

Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas, requer que seja despachada correspondência ao Prefeito Municipal, solicitando informações de quais as ruas do Município é proibido o tráfego de caminhões pesados e se as referidas ruas estão devidamente sinalizadas.

 

Nº 282/2013 – Vereador José Leal Silva Júnior, Lealzinho (DEM)

 

 O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas,requer que seja despachada correspondência para a Empresa OI Telecomunicações, solicitando informações se há projeto de implantação de rede de telefonia fixa em toda a extensão do Loteamento Mata Atlântica e se houver, qual a  previsão para implantação da mesma.

 

 

Nº 217/2013 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)

 

A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, requer que seja encaminhada a está Casa de Leis a Cópia do Contrato da Empresa Moraes e Santos Serviço de Limpeza LTDA.

 

 

Nº 299/2013 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)

 A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas, requer que seja despachada Moção de Louvor para o Jovem Rodolfo Moresco, 1º lugar no processo de seleção para doutorado do PPG em Biotecnologia na UFSC, no dia 21 de agosto/2013.

 

Nº 257/2013 – Vereador Luiz Rogério da Silva, Rogerinho (PMDB)

O Vereador que abaixo subscreve, no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas, requer que seja despachada correspondência ao Prefeito Municipal, solicitando cópia do processo licitatório e do projeto executivo da obra de implantação do Sistema de Esgoto do Município de Tijucas.

Ante o exposto a solicitação deverá ser encaminhada por meio de mídia eletrônica.

 

Nº 278/2013 – Vereador Luiz Rogério da Silva, Rogerinho (PMDB)

O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas,requer que seja entregue MOÇÃO DE LOUVORà Professora/Diretora Paula Regina da Silva Rosa.

 

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |