topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Câmara homenageia Professores

Com uma sessão especial, 13 professores ativos e aposentados foram homenageados nesta quinta-feira, 17/10 pelos Vereadores da Câmara Municipal de Tijucas. Conheça os homenageados e uma pequena parte de seu histórico.

 

Confira a Galeria de fotos clicando aqui ou aqui

 

Adriana Duarte é homenageada pelo Vereador Vilson Porcincula - Tem

Adriana nasceu em Florianópolis, no dia 27 de setembro de 1970. A professora é viúva e tem um filho.

A homenageada é formada em Educação Infantil - Séries Iniciais e já lecionou nas escolas Walter Vicente Gomes, Mercedes Julia Adão e atualmente dá aulas na Escola Santa Terezinha.

Adriana acredita que ser professor é dedicar-se e amar a profissão, ela afirma que sempre dá o melhor de si e busca se atualizar para oferecer o melhor para a escola e alunos, pois adora o que faz.

Consuelo Azevedo Desidério é homenageada pelo Vereador Wilson Izau Desidério

Atuando como professora desde 1987, Consuelo tem licenciatura e bacharelado em Geografia, com pós-graduação em Geografia e Meio Ambiente pela Univali- Itajaí. Ao longo de sua vida profissional já trabalhou em escolas particulares e escolas públicas municipais e estaduais, como: Escola Isolada Timbé Norte, Escola Olívia Bastos, Alexandre Ternes Filho, Cruz e Sousa, Criança Feliz, Santa Terezinha e Colégio Dom Bosco.

Consuelo trabalhou desde o jardim de infância até o ensino médio e procura mostrar a aplicação da Geografia no dia a dia de seus alunos. Ela tem muito orgulho do seu esposo, o Vereador Wilson Izau desidério e da filha mariana.

Para a homenageada ser professora é ter vontade e criatividade para ensinar, é querer realizar um sonho de menina, onde se pensa em 'mudar o mundo" com as suas ideias e seus ensinamentos. Consuelo também acredita que sua profissão é desvalorizada pela sociedade como um todo, mas busca nos estudantes uma motivação para continuar a transmitir conhecimentos.

Elis Carla Reis é homenageada pelo Vereador José Roberto Giacomossi, Betinho

Natural de Nova Trento, Elis Carla Reis é um exemplo de dedicação e amor ao trabalho. Possui pós-graduação em Séries Inicias e Gestão Escolar, já lecionou na Escola Santa Terezinha, Ondina Maria Dias, Walter Vicente Gomes, Cruz e Sousa e Porto do Itinga.

Atualmente trabalha com o primeiro ano na Escola de Ensino Fundamental Brilho do Sol. Écasada com Nilcélio Ricardo da Silva, com quem tem 2 filhos.

Dedica-se a descobrir o sonho das crianças com muito carinho e amor, e procura constantemente a felicidade nos olhos dos seus alunos. Para ela ser professor é ser transformador e inovador.

Ilda da Silva dos Santos é homenageada pela Vereadora Lialda Lemos

Aos 20 anos de idade Ilda começou a dar aulas em um sítio na localidade de Papagaios, naquela época pertencente a Tijucas. Ela recorda que eram tempos difíceis, pois além da falta de transporte, o que fazia com que ela viesse a pé de Papagaios até o Centro da cidade, também havia problemas quanto ao pagamento do salário.

Contou com a ajuda de pessoas muito influentes, como os senhores Valério Gomes, Walter Gomes e Jacob Tavares, já falecidos, que sempre apoiaram e incentivaram seu trabalho.

Exerceu a função de professora com muito amor e acredita que para lecionar é preciso ter capacidade, carinho e boa índole.

Na terceira idade, mas super ativa, dona Ilda adora passar seus dias dividindo-se entre os grupos da terceira idade os quais pertence e também distribuindo seu carinho as 7 queridas filhas, aos 18 netos e 11 bisnetos.

Ivânia Lemos Freitas é homenageada pelo Vereador Antídio Pedro Reis, Dinho

Ivânia é pedagoga com especialização em Psicopedagogia. É casada com Gilson Freitas, com quem tem dois filhos: Gabriel e Eliana.

Ingressou sua vida profissional na Escola Monsenhor Augusto Zucco, no bairro Itinga, em 1983. Também trabalhou em diversas escolas como professora, coordenadora e diretora, entre elas: Escola Estadual Olivia Bastos, Escola Reunida Cobre, em Canelinha, Walter Vicente Gomes, Madre Sabina, e João Caetano.

Ivânia foi Secretária de Educação interinamente e atualmente trabalha na Escola Professora Ondina Maria Dias. A profissional busca atualização de maneira constante e procura ser amiga dos alunos, participar de todas as atividades escolares e buscar a colaboração dos pais, pois segundo ela para o bom desenvolvimento dos nossos alunos é preciso o apoio da família.

Ela ainda afirma que ser professor é antes de tudo amar o que faz. é pensar em um bom salário, porém fazer a diferença na vida dos nossos alunos, mesmo não tendo um retorno financeiro adequado. Ser professor é fazer a educação acontecer mesmo sem apoio dos gestores.

Lídia Venzon Furtado é homenageada pelo Vereador Paulo Sartori

Ser professor é uma vocação para dona Lídia. Viúva, mãe de 3 filhos, ela nasceu no município catarinense de Botuverá em 11 de março de 1947.

Começou a trabalhar com 15 anos no Cruz e Sousa como substituta, depois trabalhou na Escola Padre Jacó, hoje Olívia Bastos, em Nova Descoberta; lecionou também em Porto Belo e trabalhou na Escola Alexandre Ternes Filho durante 22 anos com alfabetização, onde se aposentou.

Lídia lembra que não contou com o incentivo da família para ingressar na profissão, mas no tempo em que esteve nas salas de aula procurou dedicar-se aos estudantes sendo assídua e carinhosa.

Maria da Graça dos Santos é homenageada pelo Vereador Edson José Souza

Nascida em Tijucas, em 12 de abril de 1950, a professora aposentada Maria da Graça dos Santos não poupou determinação, afeto e ternura nas salas de aula.

Já lecionou nos municípios de Canelinha, Benedito Novo e Blumenau. É viúva de Antônio dos Santos, o popular Nico da churrascaria, com quem teve dois filhos.

Dona Maria das Graças acredita que ser um professor é ser mestre e mostrar comprometimento e carinho aos alunos.

Maria Salete Marchi é homenageada pela Vereadora Elizabete Mianes da Silva

Maria Salete Marchi dedicou 25 anos da sua vida a profissão, trabalhou em diversas escolas, entre elas, no Centro do Itinga, Terra Nov, Valério Gomes e Walter Vicente Gomes.

Pós- graduada em Metodologia de Ensino, sempre procurou inovar e participou de vários cursos profissionalizantes durante o tempo que exerceu o ofício, se esforçou muito para que as aulas fossem bem sucedidas e como professora da 1ª série tinha como meta que seus alunos passassem para o 2º ano lendo e escrevendo. Trabalhava muito com a parte da literatura infantil, jogos, cartazes, material pedagógico e sempre prezou por plano de aula bem feito.

Atualmente a viúva desfruta seus dias com a família e para matar a saudade da profissão, ainda dá aula particular para muitas crianças.

Para Maria Salete ser professor é uma vocação que exige dedicação e esforço, pois professor ensina, educa e aprende com o aluno.

Nacir Abdala é homenageado pelo Vereador Eder Muraro

Mestre e doutor em Educação, Nacir Abdala é a prova de que com determinação e força de vontade os sonhos podem ser alcançados.

Dentre tantas atividades, seu extenso currículo conta com a atuação como professor da Univali durante 10 anos, também lecionou na CEITEC Florianópolis e Universidade Intercontinental na Ciudad de Leste, no Paraguai, no curso de mestrado. Atualmente divide seu tempo entre as aulas no NAES e a orientação educacional na Escola Alexandre Ternes Filho.

Foi palestrante por muito tempo na área de educação no rio grande do sul, nas cidades de Santana do Livramento e Encantada.

Nacir escreveu 4 livros e faz parte da Oficial Academia de Letras de Tijucas. Ele acredita que ser professor é assumir uma atitude séria com a comunidade e com os alunos que lhe confiaram.

Paula Regina da Silva Rosa é homenageada pelo Vereador Luiz Rogério da Silva

Paula Regina da Silva Rosa dirige a Escola Professora Ondina Maria Dias com muita garra e não mede esforços para proporcionar o melhor para seus alunos. Um longo caminho foi percorrido desde o início da carreira, no ano de 1996, na Escola Cruz e Sousa. Paula já trabalhou em caráter temporário em várias unidades escolares, até se efetivar no município assumindo a coordenação do NAES, e em 2005 foi para a Escola Ondina onde permanece até hoje depois de exercer diversas funções.

Ela possui especialização em Educação Infantil - Séries Iniciais, é casada com Rogério rosa e tem três filhos.

Para Paula ser professor é ser comprometido, transformar, formar, mudar gerações e construir um mundo mais humano.

Paulo José Leal da Silva recebe homenagem do Vereador José Leal Silva Junior, representado pelo Prefeito Valério Tomazi

Paulo José Leal da Silva é formado em Pedagogia com pós-graduação em Administração Escolar. É casado com a professora Noemir Lídia Kruscincki da silva, tem um casal de filhos e 3 netos.

Foi professor nos municípios de Porto Belo, Bombinhas, Canelinha e Tijucas, diretor de colégio na localidade do Moura , em Canelinha e no Centro de Canelinha. Paulo ainda foi professor do CNEC de Tijucas por 20 ano, administrador escolar do Colégio Cruz e Sousa e professor municipal efetivo por mais de 18 anos.

Atualmente aposentado pelo Estado como administrador escolar e pelo município como professor, Paulo fez da profissão uma caminhada com muitas vitórias, deu o máximo de si para que deixasse uma boa marca de educador.

Ele afirma que se pudesse começaria tudo de novo e na certa faria tudo o que fez para educar, preparar crianças e jovens para a vida. Guarda saudades dos queridos alunos e diz que tudo que fez foi por amor e dedicação ao magistério. O professor Paulo agradece a Deus pelos 44 anos de trabalho, e hoje aos 68 anos de idade se sente orgulhoso por ter sido um bom professor.

Raul Miguel Vieira é homenageado pelo Vereador Sérgio Murilo Cordeiro

A profissão rendeu muitas homenagens para o professor Raul Miguel Vieira, todas guardadas com muito carinho e orgulho. Já aposentado há mais de 20 anos, ele começou como professor primário no interior de São João Batista. Na cidade de Brusque fez o curso normal e lecionou em escola no interior do município, também dirigiu o grupo escolar de Canelinha, foi inspetor escolar em diversas escolas de Tijucas, Braço do Norte e Santo Amaro da Imperatriz.

Raul foi chefe da divisão de administração de pessoal em Florianópolis, se aposentou e em seguida ingressou como assessor da Secretaria de Educação, em Florianópolis. Mesmo com formação em direito, sua opção foi sempre pelo caminho da Educação, ele diz que foi professor porque realmente gostava.

Atualmente Raul preside a Associação dos Professores de Tijucas, é casado com Maria Estér Vieira, com quem tem dois filhos.

Wanda Krunscinski Souza é homenageada pelo Vereador Jean Carlos de Sieno dos Santos

Wanda orgulha-se de sua trajetória de quase 30 anos como professora. Começou a lecionar em no Colégio Cruz e Sousa ainda muito jovem, numa sala com 40 alunos com faixa etária entre 12 e 14 anos.

Para se preparar e seguir a profissão, fez o ginásio no Cruz e Sousa, estudou também no extinto Espírito Santo e concluiu o ensino normal em Joinville, uma época que guarda na memória com boas lembranças.

Ela acredita que lecionar é um dom e que precisa de muito amor e carinho para transferir os ensinamentos aos alunos. E foi assim que fez durante toda a sua trajetória profissional, seja na sala de aula, ministrando aulas de catequese ou atuando como voluntária.

Em paralelo a professora ainda formou uma linda família e teve 6 filhos com seu falecido esposo, Sr. José João Souza.

Wanda se sente feliz e realizada ao chegar nos 80 anos de idade e reencontrar ex-alunos que a tratam com muito respeito e carinho.

 

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |