Resumo da sessão especial em homenagem aos Professores

Promovida na noite desta quinta-feira, 17, a sessão especial em homenagem aos professores, realizada no Anfiteatro Leda Regina de Souza, contou com a participação de diversas autoridades, entre eles o Deputado Estadual, Maurício Eskudlark, o Prefeito Municipal, Valério Tomazi e a Secretária Municipal de Educação, Lorena Oliveira Silva. A população, representantes de entidades escolares, em especial os professores foram recebidos com muita alegria pelos Vereadores.

Confira a Galeria de fotos clicando aqui ou aqui

sessao camara 0236

Ao saudar os presentes, o Presidente Luiz Rogério da Silva, Rogerinho, ressaltou. “É um prazer estar numa sessão especial para homenagearmos com clareza, com dignidade, com afinco e com muito carinho os professores do município de Tijucas, da região do Vale do Rio Tijucas, de Santa Catarina e do Brasil. Quero dizer que por mais que a gente conheça, envelheça, jamais vamos esquecer das pessoas que foram essenciais em nossas vidas, que são os professores. Ser professor é coisa que vem do coração e corre como o sangue que vem nas veias, não é ofício para cada um”, disse Rogerinho.

Propositora da sessão, a Vereadora Lialda Lemos (PSDB), que também é educadora deixou sua mensagem ao público. “Não há futuro sem professores. Sabemos que nossa classe não necessita só de festas e inovação, precisamos de reconhecimento e valorização. Afinal, somos nós que contribuímos para humanizar a sociedade. O Dia do Professor é uma data que marca o futuro. Exercemos uma das mais importantes profissões, não que o médico não seja, por exemplo. Mas o médico cuida da vida e o professor cuida para que tenhamos um futuro médico”, afirmou Lialda.

Prestigiando a sessão, o deputado Maurício Eskudlark destacou a importância do professor. “É muito bom relembrar e valorizar as pessoas, principalmente os professores que fizeram parte desta história. Os professores vivem junto com a sociedade um momento de transformação, na verdade os professores não mudaram, foi a sociedade se desvirtuou, e quando o professor era o ponto central de educação de uma criança, nós tínhamos um mundo melhor. Hoje as crianças aprendem um pouco pela televisão, internet, um pouco pelos maus exemplos, nós temos uma sociedade diferente”, salientou ele.

Com a experiência de 30 anos em salas de aula, a Secretária Municipal de Educação, Lorena Oliveira Silva fez seu manifesto. “Ser professor é poder transformar a informação em formação, essa transformação precisa acontecer de maneira proativa, prevendo futuros problemas. E nós temos uma grande missão enquanto professores. Agradeço a todos os meus professores, pois se hoje estou nesta posição é graças aos ensinamentos que recebi”, destacou ela.

Ainda durante a sessão, representantes de entidades escolares receberam uma singela homenagem. Dando prosseguimento ao evento, os vereadores fizeram a entrega da moção honrosa aos 13 homenageados, são eles: Adriana Duarte, Consuelo Azevedo Desidério, Elis Carla Reis, Ilda da Silva dos Santos, Ivânia Lemos Freitas, Lídia Venzon Furtado, Maria da Graça dos Santos, Maria Salete Marchi, Nacir Abdala, Paula Regina da Silva Rosa, Paulo José Leal da Silva, Raul Miguel Vieira e Wanda Krunscinski Souza.
Finalizadas as homenagens, a professora Paula Regina da Silva Rosa falou em nome dos agraciados da noite. “Não somos professores por falta de opção, mas sim por escolha. Por acreditar que podemos plantar sementes. Ser professor é viver intensamente o tempo todo, com consciência e sensibilidade”, afirmou Paula em seu discurso.

Ao fazer seu pronunciamento, o Prefeito Valério Tomazi fez um agradecimento. “Sou muito grato aos professores e lhes devo tudo, o pouco que sei. O professor se assemelha ao ferreiro, que aquece o ferro para forjar a ferramenta que precisa trabalhar. Assim como ele, o professor procura trabalhar todos os dias, corrigir, talhar, lapidar para o crescimento do cidadão. Cada professor é único. Quem não lembra do seu primeiro professor? Nós somos muito gratos aos professores, faço um agradecimento indistintamente à todos”, disse ele.

O evento ainda contou com a apresentação do ator João Paulo Ferreira Silva e da execução do hino de Tijucas feita pela pequena Juliane Borba.