topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Fatma começa análise do mar

o-litoral-e-mar-imagemTécnicos da Fatma deram início à análise de 200 pontos do Litoral catarinense, em 28 municípios, para identificar a qualidade da água do mar. O estudo será feito por cinco semanas e comporá o primeiro relatório de balneabilidade da temporada de verão 2013/2014. O resultado será apresentado no dia 13 de dezembro.

Até março, todos os pontos serão revisitados semanalmente. Ontem técnicos estiveram nas praias do Norte da Ilha e de Balneário Camboriú. Hoje estão na rota as praias do Sul de Florianópolis e da Lagoa da Conceição. Ano passado, 195 pontos eram analisados. Neste ano foram incluídos dois trechos da Lagoa do Peri, em Florianópolis, um ponto na Barra do Rio Araranguá, outro no Canal do Linguado em São Francisco do Sul e um na Lagoa e na Praia da Ferrugem, em Garopaba. Desde março, a Fatma segue emitindo relatórios mensais.

No último, publicado sexta-feira, 58 pontos foram considerados impróprios, 19 somente na Capital. A pior situação é a de Penha, no Litoral Norte, onde nove dos 11 trechos examinados foram reprovados. Três equipes percorrem cerca de 30 pontos por dia, recolhendo amostras que são analisadas em laboratório para detecção de coliformes fecais. É considerada imprópria a praia em que nas últimas cinco análises duas apresentarem mais de 800 coliformes por 100ml, ou que somente uma amostra ultrapassar 2 mil coliformes. – Em áreas como a Beira-Mar Norte há pouca circulação da água e há mais concentração de esgoto.

Investimentos em saneamento ajudam a reduzir o problema – analisa o gerente de Pesquisa e Análise Ambiental, Haroldo Tavares Elias. Nesta temporada, a Fatma terá apoio dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros para atualizar as informações, assim que o resultado semanal for emitido.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |