topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Assembleia Legislativa de SC é a primeira do país a consolidar as leis estaduais


assembleiaA Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi a primeira do país a concluir o trabalho de consolidação de todas as leis estaduais. Uma equipe de 40 profissionais da UFSC foi responsável pela revisão das mais de 18 mil leis, num trabalho que durou 30 meses e resultou em 80 volumes. Além de dividir as normas por temas, como tributário e financeiro, a consolidação aponta mais de 1.200 leis que podem ser revogadas imediatamente. O presidente da Casa, Joares Ponticelli (PP), afirmou que o estudo será disponibilizado na internet.
“É um trabalho completo e valioso que vamos entregar à sociedade catarinense. São mais de 1.200 leis que podem ser revogadas, outras tacitamente revogadas e temos ainda outra quantidade apontada que não foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988. É um material que vai servir principalmente para aqueles que operam a legislação no estado”, destacou Ponticelli. A análise incluiu todas as leis promulgadas de 1947 até dezembro de 2012.
Agora, cabe a Assembleia encontrar a melhor forma para deliberação em Plenário da revogação das leis de eficácia exaurida e da aprovação daquelas agrupadas por temas. Os 80 volumes que reúnem as leis consolidadas em cerca de 30 mil páginas ficarão disponíveis na Biblioteca da Assembleia. Em breve, a consulta virtual também será disponibilizada.
O professor doutor Rafael Peteffi da Silva coordenou os trabalhos na UFSC. “O mais difícil foi encontrar uma metodologia de análise. Foi necessária a criação de um software para a organização”, destacou o especialista. Entre os profissionais, um grupo de 30 estudantes graduandos, mestrandos e doutorandos contribuiu no processo. O valor do total do contrato entre o parlamento e a UFSC foi de R$ 4,36 milhões.

* Agência Brasil

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |