topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Saiba a importância da higiene bucal em bebês

Eliminar os resíduos deixados pelo leite durante a amamentação auxilia no crescimento saudável da criança

Os cuidados com a higiene bucal devem começar logo nos primeiros dias de vida do bebê. A medida é importante, pois o recém-nascido, ao ingerir o leite durante a amamentação, acumula resíduos na mucosa bucal, o que pode ocasionar o surgimento de placas bacterianas, que são prejudiciais à saúde bucal.

A higienização nos bebês é diferente, uma vez que eles ainda não possuem dentes. Nestes casos, a escova de dente e o fio dental são substituídos por uma gaze ou uma fralda umedecida em água limpa.

— Este processo deve ser realizado regularmente, sendo que a higienização após a última mamada é a mais importante — afirma a odontopediatra Elisa Rietjens.

Segundo a especialista, eliminando diariamente os resíduos deixados pelo leite, a mãe estará contribuindo para seu filho cresça de maneira saudável e esteja preparado para a primeira dentição.

À medida que o bebê cresce, a higienização passa a ser realizada de formas diferentes com dedeiras e escovas com creme dental sem flúor, por exemplo. Para auxiliar os pais a agir corretamente em todas as etapas da vida da criança é fundamental o acompanhamento de um profissional.

— A primeira visita, inclusive, pode ser feita ainda durante a gestação, quando os pais podem tirar as dúvidas e receber orientações para manterem uma boa saúde bucal do filho — finaliza a especialista.

Curiosidades

— A amamentação contribui para o bom desenvolvimento muscular e esquelético da face, pois o bebê, durante a sucção, promove movimentos de avanço e retração da mandíbula.

— A cárie é uma doença transmissível que pode ser passada de mãe para filho. Por conta disso, nunca sopre ou experimente a comida do bebê com a colher dele.

— A cárie de mamadeira é causada pela ingestão de leite e líquidos açucarados, sem a devida higiene bucal, e pode provocar dor e dificuldade de alimentação.

— Nunca deixe a criança dormir sem antes realizar uma higienização bucal correta.

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |