topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Operação Veraneio 2013/2014 será lançada nesta sexta

Será lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (13), a Operação Veraneio (OV) 2013/2014, a maior operação policial planejada e executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A cerimônia acontece a partir das 10h, na Avenida Beira-Mar Continental, com a presença do governador Raimundo Colombo e autoridades.florianopolis clima temporada 2009

Dentre as novidades para a próxima temporada, estão a ampliação dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar, que passará a atuar em 33 cidades, com 153 áreas protegidas e 312 locais de salvamentos - números superiores aos da OV do ano passado.

A nova estrutura só foi possível em função dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no Corpo de Bombeiros Militar, como a formação de novos soldados bombeiros, aquisição de equipamentos de socorro, de salvamento e viaturas. A Corporação recebeu ainda investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões em recursos do programa Pacto Por Santa Catarina. Foi o maior aporte de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar das últimas três décadas.

Também está previsto para janeiro de 2014 a entrega de 52 novas embarcações, mais 26 quadriciclos de praia para o Corpo de Bombeiros Militar e viaturas policiais adquiridas dentro do programa Pacto da Segurança.

Outra novidade é o reforço de mil alunos da PM, que estão em curso de formação e que serão empregados em atividades administrativas, liberando os policiais para o serviço operacional. A OV também terá um acréscimo de 12 dias no calendário geral em função de o Carnaval terminar em 5 de março.

A segurança pública mobilizará um efetivo de 8.452 mil agentes – são policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e servidores do Instituto Geral de Perícias. O planejamento prevê reforço policial em 26 cidades balneárias e 16 estâncias hidrominerais, além do portal de entrada em Dionísio Cerqueira.

A SSP investe recursos da ordem de R$ 26 milhões, usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, dos guardas vidas civis e para alimentação.

A Polícia Militar mobilizará um efetivo de 4.973 policiais militares mais equipamentos de ponta como 50 embarcações, dois helicópteros, dois aviões e 1.010 viaturas, além de 20 quadriciclos, 17 bases comunitárias móveis e sete veículos individuais elétricos. Ao todo, serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho e lazer. Os Bombeiros Militares contarão com um efetivo de 480 guarda-vidas e terão o apoio de mais 1,2 mil guarda vidas civis, contratados para atuar durante a temporada.

A Polícia Civil irá atuar com um efetivo de 1.979 policiais e destacará 120 profissionais, com fluência em inglês e espanhol, para atendimento às ocorrências envolvendo estrangeiros.

A exemplo de anos anteriores, a OV 2013/2014 foi dividida em três etapas, de forma a facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades sedes da operação. A operação inicia dia 19 de dezembro e se estende até 15 de março.

No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar já mantém equipes de reforço em todo o Litoral catarinense desde outubro.

Confira abaixo como será operacionalizada a OV 2013/2014 em cada uma das instituições que compõem o sistema de Segurança Pública de Santa Catarina.

Confira dicas de prevenção para a temporada de Verão

POLÍCIA MILITAR

A PM vai atuar em 26 balneários, 16 estâncias hidrominerais e montará um QG no portal de entrada de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. A corporação irá utilizar um efetivo total de 4.793 policiais em todo o Litoral, utilizando ainda mais 1,6 mil viaturas, 250 motocicletas, dois helicópteros e duas aeronaves de asa fixa mais 50 embarcações.

A PM pretende trabalhar a questão da prevenção, montando barreiras nos acessos aos principais balneários e controlando as ocorrências de perturbação de sossego e da ordem pública. Também irá intensificar as abordagens a suspeitos e, com os novos equipamentos disponíveis, garantir maior mobilidade do policial.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil estará presente em 36 cidades – 29 do Litoral e sete do interior – locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, serão mobilizados aproximadamente mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães para a operação. Cerca de 400 viaturas estarão disponíveis para a OV. Há 120 profissionais, com fluência em inglês e espanhol, para atendimento às ocorrências envolvendo estrangeiros.

A Delegacia do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que conta com um efetivo de seis policiais civis, receberá policiais fluentes nos idiomas inglês e espanhol. A Polícia Civil também reforçou a estrutura da Delegacia do Turista, no Terminal Rodoviário Rita Maria.

O reforço policial também estará nas investigações e no policiamento velado – em locais turísticos, em grandes eventos e em dias de feriado, como Natal, Reveillon e Carnaval. Na Grande Florianópolis, também receberão uma atenção especial a 7.ª, a 8.ª e 10.ª DPs da Capital, além da Central de Plantão Policial do Norte da Ilha, e das Delegacias da Pinheira e de Governador Celso Ramos – cujas atuações abrangem locais que recebem um grande número de turistas.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

A Operação Veraneio é atualmente a maior operação anual da corporação. Na edição 2013/2014, a mobilização alcançará durante a temporada 33 cidades, totalizando a cobertura de guarda vidas civis e militares em 153 praias e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.

Ao todo, serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho, com 312 locais de salvamentos (152 postos autônomos e 154 cadeirões), 153 áreas protegidas além do patrulhamento em 16 rios e corredeiras, números superiores aos da OV do ano passado. A Corporação conta ainda com um helicóptero (Arcanjo), 112 embarcações e 30 quadriciclos, 42 viaturas de rondas, 22 do tipo bote inflável com motos, 30 motonáuticas (jet sky).

Também está previsto a entrega de 52 novas embarcações e 26 quadriciclos em janeiro de 2014

Para esta temporada foram contratados 1,2 mil guarda vidas civis, que atuarão sob a coordenação de 480 guarda vidas militares diretamente em praias e balneários catarinenses.

O Corpo de Bombeiros Militar completou 50 anos de atividades na Operação Veraneio em 2012. O secretário Grubba acredita que o planejamento das forças de Segurança Pública garantirá o êxito da operação. “A Operação Veraneio é o maior e o mais importante trabalho de integração policial feito pela SSP”.

POLÍCIA FEDERAL

A participação da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal em Santa Catarina na Operação Verão se dará através da agilização do processo de migração dos turistas no Aeroporto Hercílio Luz, fronteira de Dionísio Cerqueira e nos navios de cruzeiros (utilizando sistema online), mediante reforço de Policiais.

Apoio à Marinha, Polícia Ambiental através da Delegacia Especial de Polícia Marítima - DEPOM, na fiscalização de embarcações e motonáuticas. E por fim aumento na repressão do tráfico de drogas, principalmente sintéticas, mediante operações de inteligência em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |