topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Brasil é o mais atrasado para fazer Copa, diz Blatter

COPAEm mais um capítulo da tensa relação com os organizadores da Copa do Mundo no Brasil, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, 77, criticou os atrasos para o evento. Em entrevista ao jornal suíço "24 Heures", ele disse que em quase 40 anos na entidade nunca viu tanta lentidão para se preparar uma Copa. "[O Brasil] é o país mais atrasado desde que estou na Fifa, mesmo sendo o único que teve tanto tempo --7 anos-- para se preparar." Blatter, que está na Fifa desde 1975, preside a federação há quase 16 anos.

Antes de se tornar mandatário, foi diretor técnico e secretário-geral. Neste período, nove Copas foram realizadas. "O Brasil acaba de tomar consciência do que se trata [o desafio de organizar uma Copa], mas ele começou muito tarde", declarou. Ele se referiu aos estádios. Das 12 sedes da Copa, apenas seis já têm arenas inauguradas. O prazo final exigido pela Fifa para a entrega dos restantes expirou no último dia 31. Os estádios de Natal, Manaus e Porto Alegre deverão ser entregues neste mês. A Arena Pantanal, em Cuiabá, está prevista para ser aberta em fevereiro. A Arena da Baixada, em Curitiba, deverá ser entregue em março. O Itaquerão teve atraso no cronograma devido ao acidente com uma estrutura metálica que matou dois operários no final de novembro. Palco do jogo de abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, ele só ficará pronto em abril. O COL (Comitê Organizador Local) não quis comentar as declarações de Blatter.

Em março passado, o chefão da Fifa já dissera que o Brasil estava atrasado em relação à África do Sul, na comparação no mesmo período. O episódio mais polêmico, porém ocorreu um ano antes. Em março de 2012, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afirmou que o Brasil merecia um "chute no traseiro", devido aos atrasos. Na entrevista, Blatter admitiu que espera novos protestos na Copa, mas acha que os brasileiros não atacarão diretamente o futebol. "No país deles, é uma religião."

* Folha de SP

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |