topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Sisu abre hoje inscrição para 172 mil vagas

Candidatos do Enem 2013 podem disputar, a partir de hoje, cerca de 172 mil vagas em cursos de graduação de instituições públicas de todo o país, que consideram apenas a nota no exame para a seleção dos calouros. Ao todo, 115 instituições federais e estaduais se cadastraram na edição de início de ano do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), criado há quatro anos pelo Ministério da Educação.sisu

O número consolidado de vagas no site deve ser divulgado hoje pela pasta. Ao entrar no sistema, com o número de inscrição e senha do Enem, o estudante pode selecionar até duas vagas de seu interesse. Ao fazer a escolha, ele deve indicar se é beneficiário da lei de cotas, que prevê a reserva de vagas a estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública de ensino.

Neste ano, ao menos 25% das vagas devem ser reservadas para esse público --até 2016, serão 50%. As instituições cadastradas no Sisu podem ainda adotar outros bônus de políticas sociais próprias, além de dar pesos diferenciados às áreas de conhecimento do Enem. Assim, o estudante poderá ter duas notas diferentes ao se inscrever em universidades distintas. Uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte para cada curso, o que permite ao candidato saber se ele está entre os estudantes potencialmente selecionados para a graduação. O prazo para inscrições se encerra na próxima sexta-feira. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13, segunda-feira.

* Folha de SP

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |