topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Chineses negociam instalação de montadora em SC

Depois da BMW, Santa Catarina pode ser o destino de outra montadora de veículos estrangeira. O governador Raimundo Colombo, que está em missão oficial nos Estados Unidos, conversou no último fim de semana com empresários de uma fábrica de automóveis chinesa, em Nova York. Em pauta, o interesse dos asiáticos em instalar uma unidade no Estado.geely car

Por enquanto, o que se sabe é que duas empresas têm interesse em se instalar em Santa Catarina. Uma delas é a Geely Automobile, primeira montadora de automóveis independente da China. Segundo Koichiro Matsuo, assessor de imprensa da marca no Brasil, a Geely pretende construir uma fábrica no país e produzir 100 mil automóveis por ano. Matsuo disse não saber se houve contato entre lideranças do governo com empresários da marca nos últimos dias, mas confirmou que um dos vice-presidentes da Geely, responsável pelos planos de expansão da empresa, mora nos Estados Unidos. Em dezembro, Lisa Chow, executiva da montadora, participou do lançamento da pedra fundamental da BMW em Araquari e manteve conversas reservadas com Raimundo Colombo. Outra empresa que tem SC na mira é a Great Wall Motor Company, marca líder na produção de utilitários esportivos na China.

Em 2012, representantes da empresa estiveram em Joinville para tratar do assunto com a prefeitura e conhecer a estrutura da cidade. Na época, a Great Wall planejava investir R$ 3 bilhões em 10 anos e produzir 50 mil veículos por ano. Devido a uma cláusula de confidencialidade firmada entre as partes, quase ninguém fala sobre as tratativas. Apenas o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, confirmou que há uma negociação em andamento.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |