topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Consumidores precisam ter cautela nas compras durante as liquidações

Especialista alerta para o cuidado com o orçamento neste período

Vitrines coloridas e cartazes chamativos anunciam descontos de até 70% no comércio. Em Itajaí e Balneário Camboriú grandes redes e lojas locais oferecem condições e promoções atraentes para chamar a atenção dos clientes.

Os descontos oferecidos em eletrodomésticos, calçados, roupas e móveis fizeram com que muitos compradores formassem filas em frente aos caixa e das lojas para garantir as promoções.

Mas antes de sair às compras, a especialista em finanças Marisa Pigatto alerta para o risco dos falsos descontos. Para evitar levar gato por lebre, ela recomenda que o consumidor pesquise antes de fechar negócio. Outra recomendação é a de sempre se perguntar antes de fazer a compra se o produto é mesmo necessário naquele momento.

— É importante verificar se o desconto é real e não sair direto comprando no primeiro lugar. Às vezes as ofertas são grandes, mas as lojas também aumentam o valor dos produtos. A pessoa tem de perguntar se realmente precisa daquilo para evitar gastos impulsivos — explica.

Marisa lembra que o início do ano vem acompanhado de despesas obrigatórias como a compra do material escolar e o pagamento de impostos. Por isso é preciso pensar e avaliar o orçamento antes de sair aproveitando as liquidações.

—É preferível pagar o IPTU à vista e garantir um bom desconto do que comprar coisas que não são necessárias no momento — sugere.

Embora o período seja de vendas, a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Itajaí não preparou nenhuma programação especial para a época. Segundo o diretor de serviços, José Dada, a entidade começa o planejamento do ano em fevereiro. As primeiras promoções organizadas pela CDL devem começar em março. A CDL de Balneário Camboriú também não fez programações para estes dias.

—Geralmente iniciamos as nossas promoções no dia internacional da mulher, a não ser que a diretoria resolva mudar os procedimentos — conta Dada.

Oportunidades

Após o Natal não ter sido muito favorável para o comércio, as lojas aproveitam o mês de janeiro para liquidar as mercadorias e renovar o estoque para o ano. Segundo o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Maurício Mulinari, o período é relevante e para o comércio estadual.

—É uma excelente oportunidade para o consumidor fazer bons negócios. As lojas precisam se desfazer do estoque para se oxigenar para o ano novo. As liquidações de janeiro são tradicionais e importantes para o capital de giro — explica.

Onde há descontos

Ponto Frio: promoção em vários produtos. Loja não divulgou o valor dos descontos

Lojas Koerich: promoção nos setores de imóveis e eletrodomésticos. Descontos em até 40%

Hering: oferece peças com até 40% de desconto

Lojas Marisa: peças com até 70% de desconto nas lojas e pela internet

Pernambucanas: ofertas nos setores de vestuário, casa e de eletrônicos. Percentual de descontos não foi informado

Casas Bahia: descontos pela internet e nas lojas físicas. Empresa não informou o desconto

Lojas Renner: promoção em várias peças da loja. Não foi informado o percentual de descontos

World Tennis: tênis com até 50% de desconto pelo site e nas lojas

Colombo: vários setores da loja com descontos pela internet

Centauro: tênis e materiais esportivos em promoção

Makenji: peças com até 70% de desconto nos setores feminino e masculino da loja

Cassol: eletrodomésticos e materiais de construção em promoção

C&A: peças com até 60% de desconto nas lojas físicas e pela internet

Fonte: informações obtidas com os gerentes das lojas e pelos sites na última sexta-feira

O SOL DIÁRIO

Comentar0
Corrigir
Imprimir

Balneário Camboriú
Itajaí

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |