topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Governador Colombo participa da cerimônia de entrega de avião para o Corpo de Bombeiros

O governador Raimundo Colombo participou na noite desta segunda, 20, em Florianópolis, das comemorações do aniversário de quatro anos de implantação do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, celebrado com a entrega de uma nova aeronave, o avião Arcanjo-02                  .aniversario do batalhao de operacoes aereas boa do corpo de bombeiros de santa catarina 20140120 1774863376

“Este aniversário é um momento especial, momento de reconhecer, valorizar e agradecer ao Corpo de Bombeiros pelo trabalho de grande relevância realizado em Santa Catarina. E comemoramos também a chegada do Arcanjo-02, um equipamento moderno capaz de atuar em todo o território catarinense, que tem condições de pousar em pequenas pistas, e que vai garantir o atendimento médico emergencial com todos os equipamentos necessários”, destacou o governador Colombo.

O Arcanjo-02 é um modelo Cessna 210 N Centurion, com capacidade para seis pessoas, equipado com sistema que permite voar por instrumentos, funcionando também como radar meteorológico e “stormscope” (sistema de rastreamento de raios/descargas elétricas). O avião foi cedido pelo Conselho Nacional de Justiça e tem valor de mercado calculado em cerca de R$ 800 mil.

O avião passa a integrar a frota do BOA, sendo operado em conjunto com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, da Secretaria de Estado da Saúde, em missões de transporte aeromédico, transporte de equipes médicas para captação e transporte de órgãos, monitoramento ambiental, transporte de tropa e de equipamentos da Força-Tarefa do bombeiros e apoio a Justiça Estadual e Federal.

O Arcanjo-2 trabalhará em conjunto ao helicóptero Arcanjo-01. Até o momento (de 20 de janeiro de 2010 até 15 de janeiro de 2014) o Arcanjo-01 já atendeu 2.298 pessoas diretamente, num total de 2.673 missões realizadas.

A cerimônia desta segunda também contou com a participação, entre outras autoridades, do secretário de Segurança Pública, César Grubba; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos de Oliveira. “Estamos comemorando mais esse reforço, uma aeronave que vai contribuir muito para o nosso papel de levar alento e socorro rápido a cada um nas horas em que mais precisam”, destacou o coronel Oliveira.

Homenagens

O governador Raimundo Colombo e o secretário César Grubba também foram homenageados, junto a outras instituições e empresas privadas, pelo apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina. Foram realizadas, ainda, entrega de medalhas de mérito a bombeiros por trabalhos de destaque.

Também foi feita uma homenagem aos socorristas, por meio de um reencontro com pacientes. Aldomiro Machado, que sofreu uma parada cardíaca enquanto jogava futebol, e Davi Sena dos Santos, que sofreu uma descarga elétrica, ambos socorridos pelo Arcanjo-01, representaram a comunidade atendida pelos bombeiros.

* Foto e texto: sc.gov.br

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |