topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Nova onda de calor chega ao Estado

Depois da passagem do vento Sul que deu uma amenizada na onda de calor no fim de semana, as temperaturas altas voltam a Santa Catarina pelo menos até o próximo domingo. Aliadas à alta umidade, elas podem provocar nos próximos dias sensação térmica de até 50ºC. A partir de hoje as temperaturas começam a subir.sun

A previsão para essa semana é que elas fiquem acima dos 35ºC. O termômetro passa rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproxima dos 40°C à tarde, principalmente no Litoral e no Vale do Itajaí. As informações são da Epagri/Ciram.

Conforme a meteorologista Marilene de Lima, a diferença desta onda de calor para a da última semana é que ela deve ser mais úmida com maior presença de nuvens. A partir de amanhã estão previstas pancadas de chuvas ao final do dia, típicas de verão. E é justamente a umidade combinada com as altas temperaturas que provoca a sensação de calor. Apesar das reclamações que o calor tem provocado, a meteorologista observa que ele está dentro do normal para o verão. Temperaturas altas também estão previstas para fevereiro. O calor ainda está presente na água do mar.

Comparada aos anos anteriores, ela está até 2ºC mais quente. Isso ocorre devido à corrente marítima do Brasil, que nesta época do ano ganha força e provoca o aumento da temperatura do mar na região Sul. Outro fator que pode estar relacionado ao fenômeno são os ventos fracos do quadrante nordeste. De acordo com o oceanólogo Argeu Vanz e a meteorologista Gilsânia Cruz, também da Epagri/Ciram, a água mais calma e o forte calor resultaram no aumento da temperatura da água do mar.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |