Calor adia volta às aulas em uma semana no Estado

A Secretaria de Educação de Santa Catarina confirmou ontem que o início das aulas da rede estadual em sete regiões do Estado será adiado para o dia 17 de fevereiro. A decisão de aumentar o período de férias escolares em uma semana foi tomada diante da previsão de elevadas temperaturas, como as registradas nas últimas semanas.

Antes da mudança, as gerências regionais de Blumenau, Grande Florianópolis, Joinville, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Brusque começariam o ano letivo na segunda-feira, dia 10, ou na quinta-feira, dia 13. Segundo o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, o objetivo é evitar que os alunos sejam expostos a tanto calor. A recomendação partiu do alerta da Epagri/Ciram informando sobre a onda de calor que deve continuar com sensações térmicas de até 50ºC.aula

– Não determinamos. Orientamos que cada regional analisasse as características do local – disse Deschamps. A reposição dos dias perdidos para o cumprimento de legislação será definida em cada escola. Segundo o secretário, as escolas terão de diminuir o recesso no meio do ano ou prolongar o calendário. Na rede municipal de cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis não há alterações. O ano letivo começa na data prevista. Escolas particulares também não alteraram a volta às aulas. O coordenador de meteorologia do Epagri/Ciram, Clovis Corrêa, diz que a tendência é a temperatura diminuir na segunda quinzena do mês. Antes, um bloqueio atmosférico impede que a massa de ar frio entre no Sul do país.

A Vigilância Epidemiológica estadual pediu a suspensão de atividades físicas sob o sol e cuidados com a preparação dos alimentos.

* Diário Catarinense